Juventude: «Missão Jovem 2013» convida à alegria no anúncio de Jesus

Maia, Porto, 08 jul 2013 (Ecclesia) – O encontro anual da juventude comboniana, que decorreu entre sábado e domingo na Maia, teve como tema “Voa c´aFé, aTerra na Missão” e apelou ao anúncio da ressurreição de Cristo, todos os dias, com uma alegria contagiante.

Os dois dias foram momentos com a marca da espiritualidade dos Missionários Combonianos.

Na base da «Missão Jovem 2013» estiveram as celebrações do ‘Ano da Fé’ e os 10 anos da canonização de Daniel Comboni, a 5 de outubro, o fundador desta congregação religiosa.

A eucarística de encerramento foi um momento de reflexão entre o padre Leonel Claro, os jovens que partilharam temas relacionados com a fé e a comunidade cristã presente na igreja paroquial da Maia, Diocese do Porto.

A liturgia do XIV domingo do Tempo Comum apresentou “três ícones da vida cristã”, decifrou o sacerdote que acrescenta, “o envio em missão, a cruz redentora e salvadora e a alegria jubilar de ser cristão, com o convite à alegria”.

A cinco jovens foi pedido que explicassem o que é a fé; o que é o ‘Ano da Fé’; como o viveram; qual a sua importância e que conselhos dão para a vivência da fé com mais entusiasmo.

O padre Leonel Claro, responsável pela pastoral vocacional dos missionários combonianos, explorava cada intervenção e interpelava os presentes a serem mais ativos porque “a fé é tudo menos passividade, é ação, é vontade”.

O sacerdote relembrou a necessidade de “refletir, viver e celebrar” este ano que assinala os 50 anos do Concilio Vaticano II.

Num período onde as pessoas estão mais esquecidas e “vive-se uma crise económica e de fé”, o ‘Ano da Fé’ foi importante para os jovens que o viveram “com mais iniciativas”, muitas entre paroquiais, e também estudaram o Catecismo da Igreja Católica.

Para o interlocutor, Cristo une-nos a todos, por isso, este ano “ajudou-nos a aprofundar os fundamentos da nossa fé e viveu-se em comunhão”.

Os jovens, como explicou o padre Leonel Claro, algumas vezes “são acusados pela sociedade de não fazerem nada, que só sabem manifestar-se e gritar” mas, na «Missão Jovem 2013», deram conselhos.

“Cada pessoa deve dar mais de si para tornar as vivências mais completas, mais intensas, deve amar o próximo e perceber o sentido da eucaristia de forma a pôr em prática em todos os momentos da nossa vida”, acrescentou.

O responsável pela pastoral vocacional comboniana referiu, ainda, que “é na celebração da eucaristia que está concentrada toda a nossa fé, vivida no anúncio da cruz do Senhor”.

Aos jovens e demais fiéis foi relembrado que “o envio de cada cristão é o anúncio da vida e da palavra” em cada paróquia, grupo, movimento e quem o recebe partilhe, também, da mesma alegria de quem o anunciou.

NRC/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top