Juventude Mariana Vicentina celebra 20 anos de missão

Nos próximos dias 26 a 30 de Agosto realizar-se-á no Monte de Stª Quitéria em Felgueiras o XX Encontro Nacional da Juventude Mariana Vicentina, subordinado ao tema: «Uma cultura de vida como Maria». Serão várias as actividades desenvolvidas pelos cerca de 250 jovens presentes, de que se destacam a Celebração Penitencial na Sexta-feira, a Celebração Mariana e o testemunho dos missionários do “Projecto Mãos Abertas Moçambique” no Sábado.

Os missionários estiveram um ano na cidade de Chokwé (na província de Gaza, sul do país), a trabalhar no Hospital do Carmelo, acompanhando doentes terminais de SIDA e tuberculose, e acompanhando vários projectos de educação infantil e sanitária. Além disso, apoiaram e participaram em várias actividades da paróquia, bem como estiveram responsáveis pela gestão da ajuda do Programa Mundial de Alimentação na região.

A missão esteve enquadrada num projecto da Juventude Mariana Vicentina a nível nacional, “Mãos Abertas Moçambique”, com acção nas áreas da educação, saúde, construção, social e evangelizadora. No Domingo, dia 29 decorrerá em paralelo um encontro de antigos membros da JMV, que passaram pelo movimento ao longo dos seus 20 anos de história em Portugal. Da parte da tarde far-se-á a comemoração oficial dessas duas décadas da associação no nosso país.

As comemorações encerrarão com a Eucaristia pelas 16 horas. A JMV tem por objectivo acompanhar os jovens cristãos no crescimento da sua fé, até à maturidade cristã. É um movimento de leigos composto e orientado por leigos.

Os seus membros dividem-se em várias categorias: Jovens dos 15 aos 30 anos; Juvenis dos 11 aos 14 anos; adultos casados ou solteiros, comprometidos na formação, na animação e nas actividades da JMV. Nos grupos existe uma estrutura chamada de Conselho Local que gere os grupos e suas actividades.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top