Justiça e paz não são valores negociáveis

Bispos europeus reflectem sobre respostas para a crise económica e financeira

As Igrejas europeias estão reunidas em Zagreb, na Croácia, para reflectir sobre a crise económica e financeira que afecta "o cenário global" com o objectivo de encontrar "estratégias comuns" construídas em torno de "valores não negociáveis que a Igreja nunca se cansa de lembrar à sociedade".

O Arcebispo de Zagreb, o Cardeal Josip Bozaniæ, abriu a reunião na manhã desta Terça-feira e acolheu os 34 participantes que representam 21 Conferências Episcopais. Portugal está representado por D. António Marcelino, Bispo emérito de Aveiro.

A Igreja está profundamente envolvida com a vida humana, com a dignidade da pessoa humana, e na defesa das classes mais fracas, sublinhou o Arcebispo de Zagreb, insistindo na centralidade da "pessoa humana, feita à semelhança de Deus" e defendendo o "carácter público da fé".

O Cardeal Josip Bozaniæ afirmou que estes são "valores não negociáveis, porque não foram estabelecidos pelo homem". A Igreja está comprometida com a sociedade "dando um contributo responsável para o desenvolvimento de relevantes propostas para os problemas sociais, baseada no legado da sua fé e na sua experiência social".

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top