Arquidiocese vai acompanhar Ano Santo com conteúdos para o site e com a produção de um programa dedicado ao Jubileu 2025
Évora, 22 jan 2025 (Ecclesia) – O diretor do Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Évora realçou a oportunidade que o Jubileu do Mundo das Comunicações, que decorre de 24 a 26 de janeiro, representa para motivar a continuar a “trabalhar mais e melhor”.
“O Jubileu da Comunicação tem também este papel de valorizar, por um lado, as equipas que estão a trabalhar nesta área um pouco por todo o mundo, em Portugal, em particular, no nosso caso. E, por outro lado, que sirvam também de novo impulso e de um revigorar da motivação para continuar a trabalhar mais e melhor”, afirmou o padre Manuel Vieira, em declarações à Agência ECCLESIA.
O Jubileu do Mundo das Comunicações é o primeiro grande evento do Ano Santo, reunindo em Roma milhares de jornalistas, preitos e profissionais de comunicação social, incluindo um grupo de Portugal composto por 40 participantes.
Segundo o padre Manuel Vieira, estes eventos celebrativos são importantes, porque todos precisam de fortalecer as convicções e a esperança.
Pedro Conceição, diretor adjunto do mesmo departamento, realça que a Igreja sempre teve “a preocupação” com a comunicação, lembrando a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Já Paulo Azadinho, que integra também o Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Évora, olha para o Jubileu da Comunicação como uma “experiência de comunhão”, “de sinodalidade”, “de partilha de informação” e “de conhecimento”.
“Este Jubileu acontece e em mim vem a esperança também deste trabalho articulado, deste trabalho conjunto, deste trabalho que comunga os esforços e as riquezas de todos. Este é o meu grande sonho enquanto comunicador, enquanto missionário, enquanto uma pessoa que dá a vida na comunicação”, afirmou.
O Ano Santo de 2025 é o 27.º jubileu ordinário da história da Igreja, tem como tema ‘Peregrinos de esperança’ e iniciou-se a 24 de dezembro com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Évora vai acompanhar este momento que a Igreja Católica vive, dando eco no site às iniciativas que forem surgindo, estando também a preparar a publicação de um programa especial dedicado ao tema, envolvendo sacerdotes e leigos, nas plataformas digitais.
O programa 70×7 deste domingo, emitido pelas 17h35, destaca o projeto do estúdio de produção de conteúdos “Esperança Multimédia”, do Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Évora, numa altura em que acontece o primeiro grande evento do Ano Santo, o Jubileu da Comunicação.
LJ/OC