Jovens: Irmãs Doroteias dinamizam «Missão Páscoa com os + pobres»

Iniciativa vai decorrer até 16 de abril, em Recardães e em Coimbra

Lisboa, 13 abr 2017 (Ecclesia) – As Irmãs Doroteias animam a partir de hoje a atividade juvenil «Missão Páscoa com os + pobres – ‘Escutar O que dá a vida’» com dois grupos, um em Recardães, Diocese de Aveiro, e outro na Diocese de Coimbra.

“Estamos a propor aos jovens um caminho de pormo-nos à escuta e nesta missão de ‘Páscoa com os + pobres’ vamos desafia-los a escutar o que dá a vida. Este nosso Deus que é amor e que se deu durante esta vivência, esta Semana Santa”, disse a irmã Francisca Dias à Agência ECCLESIA.

A religiosa Doroteia explicou que os pobres são os que “são mais frágeis”, que vivem situações de exclusão, isolamento, e como Jesus que “também deu a vida por aqueles que eram os mais pobres” vão desafiar os jovens “a fazerem essa experiência”.

A ‘Missão Páscoa com os + pobres’ começou por ser uma atividade para o grupo missionário que no verão parte ao serviço durante um mês, este ano vão para o nordeste brasileiro em agosto, mas outros jovens sentiam-se “interpelados” para terem esta experiência e as religiosas abriram o evento à comunidade.

Neste contexto, vão ter o grupo missionário, que são sete elementos, na Diocese de Coimbra e um grupo maior, de cerca de 20 jovens fazem a mesma experiência juntos dos mais pobres mas no contexto de Recardães.

“Desejamos proporcionar aos jovens esta experiência de fé comunitária, de experimentarem e viverem a grande semana numa comunidade, inseridos numa comunidade paroquial”, acrescentou a irmã Francisca Dias.

As irmãs Doroteias têm uma comunidade em Recardães que oferece “todas as possibilidades” de proporcionar aos jovens essa experiência ao nível de fé e de serviço.

“Para descobrirmos uma experiência de tocarmos a hospitalidade dos mais felizes e ao mesmo tempo mais frágeis e abrir o coração ao sofrimento dos irmãos, que desejam fazer das suas vidas um tempo de paixão, cruz, mas também ressurreição”, desenvolveu.

Na comunidade paroquial na Diocese de Aveiro os jovens vão inserir-se nas celebrações do Tríduo Pascal e de Domingo de Páscoa com a possibilidade de participarem no «Compasso», “onde poderão anunciar este Cristo ressuscitado”.

Convidados a viverem a experiência de se darem aos mais pobres não vão “nem animar, nem ser protagonistas” das celebrações mas apenas inserirem-se, terem momentos de reflexão, “questionar, debater o sentido da fé, deste Deus que se dá por amor”.

Entre hoje e dia 16, os jovens vão fazer também experiência de voluntariado e animação junto de um lar de idosos, como “Jesus – este colocar-se ao serviço dos mais pobres”.

Já o grupo missionário, na cidade de Coimbra, vai fazer a mesma experiência seja na Paróquia de Santo António dos Olivais, como nas visitas a outros ambientes, como, por exemplo, o hospital pediátrico e a prisão de menores.

“O nosso desejo é que cresçam como cristãos e que seja uma experiência que não esqueçam mais, que os vá marcar nas suas vidas e façam esta experiência de ser cristãos ao serviço, que vivem, anunciam e estão ao serviço de todos”, realça a irmã Francisca Dias.

A Igreja Católica em Portugal está a viver o Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima e temática mariana também está presente nas atividades da Juventude Doroteia (JD), como a peregrinação a pé ao santuário, intitulada 'Dar a vida escutando, como Maria…', desde Ansião, a 29 e 30 de abril.

A JD vai também com 50 jovens ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 de maio, com o movimento ‘Eu acredito’ e vai dinamizar/acolher o segundo Encontro Europeu de jovens ligados ao carisma das Irmãs Doroteias, de 30 de julho a 2 de agosto, na Cova da Iria.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top