Jovens: «Holy_Wins», a santidade venceu no «coração da cidade» do Porto

Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil desafiou a conhecer «tesouro» da vida consagrada

Porto, 02 nov 2015 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto promoveu o “Holy_Wins”, um mega evento de “(re)descoberta, partilha e (re)encontro” com os “testemunhos vivos” da Vida Consagrada que existem na cidade, acolhido por 350 jovens.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ Porto) informa que o encontro terminou com a “grande festa de ação de graças”, a Eucaristia presidida pelo bispo do Porto, este sábado.

“Hoje, como ontem, os jovens são muito generosos. Vale a pena seguir Jesus Cristo, disse D. António Francisco dos Santos, na “profunda homilia”, no Mosteiro da Serra do Pilar.

O diretor do SDPJ Porto, padre José Pedro Azevedo, referiu que o “próximo grande encontro” é com o Papa Francisco nas próximas Jornadas Mundiais da Juventude de 2016, em Cracóvia, na Polónia.

Até à Eucaristia de encerramento, o programa do ‘Holy_Wins’ fez com que os participantes levassem “luz e calor ao coração da cidade do Porto” a partir do Terreiro da Sé onde fizeram o check-in e um momento de oração.

Depois, com o lema “onde estiver o nosso tesouro, aí estará o nosso coração” começaram a “caça-ao-tesouro” da Vida Consagrada enviados às comunidades religiosas, “com mapas e roteiros”, guiados por animadores e acompanhados de religiosos(as) que também “quiseram também fazer este caminho”.

“Em cada comunidade puderam escutar testemunhos vivos sobre cada um dos carismas assumidos e sobre a forma como os religiosos vivem a santidade no dia a dia. Acolhimento, alegria, simplicidade foram os ingredientes para que os jovens se sentissem em casa”, assinala o SDPJ Porto.

Ao longo da tarde de sábado, véspera da Solenidade de Todos os Santos, os jovens foram “desafiados a várias missões”: “Ttirar muitas fotos com o hashtag #Holy_Wins; distribuírem flyers e dialogarem juntos sobre a santidade”.

Antes da Eucaristia, os participantes do ‘Holy_Wins’ foram desafiados a “cantar o Tesouro”, com a ‘Banda Missio’.

O comunicado assinala ainda que o “Holy_Wins” (“a santidade vence”, em português) foi um “sonho realizado”.

Esta iniciativa juvenil foi promovida pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil em parceria com a delegação regional da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, “amplamente” representadas por várias Comunidades e Institutos Religiosos que “também fizeram seu o “Holy_Wins”.

No contexto do Ano da Vida Consagrada, o SDPJ Porto preparou o sítio online – ‘Vida Consagrada, uma proposta com sentido’ – onde estão disponibiliza conteúdos como, catequeses e ‘Outras Pérolas’, com testemunhos que “são exemplos vivos do que é seguir Jesus Cristo”.

Os jovens são também desafiados/convidados a conhecer os conventos e mosteiros no território da diocese – “um imenso e riquíssimo património cultural, arquitetónico e histórico” – numa atividade de “geocaching”.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top