Durante os três dias da formação decorrerão seis cursos em simultâneo
Começaram hoje no Porto as 5.ªs Jornadas de Verão de Catequistas e outros Educadores. Além da vertente formativa, o encontro pretende "criar um dinamismo de reflexão diocesana em torno da catequese".
Entre hoje e Domingo realizar-se-ão seis cursos, de 13 horas cada. Durante os intervalos das formações, os participantes poderão frequentar os ateliers "Desenvolver disponibilidade para a escuta – exercícios físicos" e "Educar na fé pela arte – danças meditativas".
No último dia, às 10h30, o bispo do Porto, D. Manuel Clemente, proferirá uma conferência. O encontro terminará com a missa, marcada para as 12h15.
As Jornadas, que decorrem na Casa de Vilar, são organizadas pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã.
O programa dos cursos é o seguinte:
Desafios para os catequistas em tempo de indefinições e pluralidades.
Objectivos: conhecer e fundamentar as opções catequéticas adoptadas e a adoptar; saber discernir a prática catequética à luz da Revelação; conseguir, em situação de indefinição, discernir o que é essencial.
Luís Miguel Figueiredo (Director do Secretariado da Educação Cristã da Arquidiocese de Braga).
Celebrações em catequese – O Sacramento da Eucaristia.
Objectivos: aprofundar o significado da Eucaristia no processo da iniciação cristã; elaborar catequeses mistagógicas para iniciar ao mistério, aos símbolos e aos gestos litúrgicos.
Manuel Queirós (Director do Secretariado da Educação Cristã da Diocese de Vila Real).
As narrativas bíblicas da criação em diálogo com a ciência.
Objectivos: apreender novos paradigmas de leitura e interpretação (Génesis 1-11), que permitam redimensionar a perspectiva bíblica, sem suprimir a competência da ciência; distinguir a linguagem imagética da fé bíblica da linguagem da ciência, tirando daí as devidas consequências para um cristão.
Luísa Maria Almendra (Professora da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa).
Acompanhar a profissão de fé dos adolescentes.
Objectivos: relacionar as vivências típicas da adolescência com as atitudes e conteúdos essenciais da fé cristã; desenvolver estratégias adequadas, na cultura em que vivemos, para ajudar os adolescentes a uma profissão de fé madura.
Rui Alberto (Director da revista "Catequistas").
O tema do amor nas catequeses da adolescência /A Sexualidade na educação integral da Pessoa.
Objectivos: identificar o específico da antropologia teológica sobre o amor; formular e compreender a norma ética do amor; assimilar os mecanismos de decisão ética em situação; adquirir conhecimentos científicos de base para uma formação pedagógica na área da sexualidade humana; reflectir a construção duma educação da sexualidade que integre todas as dimensões da Pessoa.
Jorge Teixeira e Cunha (Director da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto); Teresa Tomé Ribeiro (Especialista em Saúde Pública).
Eu e o Outro: A arte de comunicar e de se relacionar.
Objectivos: reconhecer diferentes formas e estilos de comunicação interpessoal na relação com o outro (crianças/jovens, outros catequistas/educadores, pais, …); melhorar as competências de comunicação interpessoal, facilitadoras de uma relação saudável com o outro.
Luísa Ribeiro Trigo (Psicóloga).