Jornadas de Teologia de Viseu: crise económica pode aproximar o país dos valores cristãos

Os efeitos da crise contribuíram para a intensificação da solidariedade, frugalidade e simplicidade, que constituem “valores da Igreja”, afirmaram as oradoras da primeira sessão das Jornadas Teológicas do Instituto Superior de Teologia de Viseu.

Para Elsa Gervásio e Mariana Machado, especialistas em estudos de mercado, o corte nas despesas supérfluas e no recurso ao crédito para consumo é uma prática cada vez mais comum devido às dificuldades económicas e à consciência de que essa opção aumenta a felicidade, refere o Gabinete de Imprensa da diocese de Viseu.

As duas peritas não conseguiram no entanto determinar se esta nova maneira de agir corresponde a uma mudança na estrutura mental ou se não passa de uma adaptação provisória à crise.

Na sessão de abertura das Jornadas Teológicas, dedicadas ao tema “Repensar a Igreja numa sociedade em mudança”, o reitor do Seminário Maior de Viseu, padre Mário Dias, sublinhou que as estruturas eclesiais devem abrir-se à renovação e reflexão permanente, ao mesmo tempo que anunciam razões de viver e de esperar.

As Jornadas, que se realizam esta Segunda e Terça-feira, decorrem no Auditório do Seminário Maior de Viseu.

Partilhar:
Scroll to Top