João Paulo II: Os contributos de Karol Wojtyla no II Concílio do Vaticano

A contribuição “mais importante” foi “a sua envolvência na elaboração da Constituição Pastoral sobre a Igreja no Mundo Moderno”

Lisboa, 28 abr 2011 (Ecclesia) – O II Concílio do Vaticano proporcionou a Karol Wojtyla uma “nova oportunidade de fazer a experiência concreta da universalidade da Igreja” – afirma o padre Senra Coelho na edição especial sobre a beatificação de João Paulo II.

No próximo dia 1 de maio, João Paulo II será beatificado em Roma e Agência ECCLESIA dá a conhecer algumas facetas do antecessor de Bento XVI.

Vindo duma nação eslava que se preparava para celebrar o milénio do seu batismo, viajava para Roma todos os outonos para as sessões do Concílio que duravam dois meses.

“Aí, encontrava-se com Bispos de todo o mundo, alguns dos quais oriundos de Igrejas com apenas cem anos e que debatiam com vigor e perspicácia o futuro do catolicismo” – lê-se no texto do sacerdote da diocese de Évora.

No Concílio, Wojtyla sugeriu que sempre que o padre se envolvia com o mundo da cultura ou do trabalho, teria de apresentar “o sagrado de modo adequado aos homens de hoje”.

Por isso, se requeria que os seminários não fossem “simplesmente escolas profissionais, mas sim verdadeiras academias” que preparassem os Padres para a missão de trabalharem com um crescente e bem instruído número de leigos – realça o padre Senra Coelho.

Na primeira sessão, os padres conciliares debateram a renovação da liturgia, e o futuro beato fez uma breve intervenção que refletia a sua própria experiência pastoral. Segundo ele, o Ritual do Batismo revisto, devia “insistir na obrigação dos pais e padrinhos instruírem a criança na fé”.

No debate sobre a natureza e missão da Igreja, Wojtyla fez uma intervenção escrita, no qual propunha “também que fosse dada uma noção de maior visibilidade à vocação laical” – salienta o padre da diocese do Alentejo.

A contribuição “mais importante” dada pelo Arcebispo de Cracóvia ao II Concilio Vaticano foi “a sua envolvência na elaboração da Constituição Pastoral sobre a Igreja no Mundo Moderno, o esquema XIII como foi chamado durante as primeiras três sessões do concilio” – adianta.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top