JMJ2016: Portuguesa integra Equipa Internacional de Comunicação

Leopoldina Reis Simões confessa expectativa pelo encontro com o Papa Francisco

Lisboa, 16 jul 2016 (Ecclesia) – A portuguesa Leopoldina Reis Simões integra a Equipa Sénior Internacional de Comunicação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016 que se vai realizar na Polónia, um evento “mundial e abrangente” que aguarda com expectativa.

“Faço as malas com espírito de serviço e de aventura, guiada pelas palavras do Papa Francisco que, na Mensagem para este encontro mundial, exorta a um tempo de reconciliação e de misericórdia”, escreve, num testemunho publicado na mais recente edição do Semanário ECCLESIA, dedicada à JMJ.

A assessora de imprensa sublinha que a Jornada Mundial da Juventude e o Encontro Mundial das Famílias são os “dois principais eventos religiosos e culturais” da Igreja Católica, à escala global.

“Celebrar a fé que nos move como oração e celebração, festa e comemoração: estes são os principais ingredientes da Jornada Mundial da Juventude”, explica.

O encontro mundial de jovens com o Papa realiza-se entre 26 a 31 de julho e tem como tema ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia’.

A agenda da JMJ prevê celebrações, exposições, festivais, ações sociocaritativas, desportivas e outras, que confluem para os encontros com o Papa Francisco.

Leopoldina Reis Simões confessa-se ansiosa pelo “encontro com um Papa que tem mostrado com exemplos concretos e de forma indelével o sentido do ser-se cristão no mundo”.

A JMJ na Polónia, acrescenta, quer ser “proposta de revisão de vida, de fortalecimento da fé, vivida à luz de experiências espirituais, coletivas e individuais”.

“A Europa estava mesmo a precisar de um momento assim e o Santo Padre Francisco sabia bem disso”, acrescenta a integrante Equipa Sénior Internacional de Comunicação da JMJ 2016.

Esta será a primeira participação de Leopoldina Reis Simões numa Jornada Mundial da Juventude, que exigiu um encontro de trabalho em Roma e uma ação de formação em Cracóvia.

“Tem sido uma experiência de partilha, de colaboração, de organização, de aprendizagem e de amizade”, relata.

A Equipa Sénior Internacional de Comunicação tem como propósito “facilitar o trabalho dos jornalistas de órgãos internacionais” nos diferentes locais onde acontecerão os eventos e celebrações.

“Levo comigo um cachecol de Portugal; será bom encontrar na Polónia o tão grande número de portugueses que se anuncia”, assinala Leopoldina Reis Simões.

A JMJ, iniciativa criada pelo Papa polaco São João Paulo II, realiza-se, anualmente, a nível diocesano no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos numa grande cidade: em 1987, Buenos Aires (Argentina); em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993 em Denver (EUA); em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha); em 2008, Sidney (Austrália); em 2011, Madrid (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil), em 2013.

OC

Partilhar:
Scroll to Top