JMJ2016: Portugal vai ser representado por cinco mil jovens de todas as dioceses

Diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil destaca envolvimento de todas as estruturas do setor

Fátima, Santarém, 25 jan 2016 (Ecclesia) – As jornadas mundiais da juventude deste ano, em Cracóvia, na Polónia, vão contar com pelo menos 5 mil jovens portugueses, em representação de todas as dioceses em Portugal.

Este número foi adiantado à Agência ECCLESIA pelo diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, durante o Conselho Nacional do setor que decorreu em Fátima.

“Prevemos contar com mais de cinco mil jovens a participar nas jornadas mundiais da juventude. Todas as dioceses estão a participar e todos os movimentos estão a envolver-se”, salientou o padre Eduardo Novo.

O sacerdote destacou também o “empenho” que os mais novos têm colocado na participação e preparação do evento.

Apesar das “dificuldades que as famílias, que os próprios jovens atravessam, na falta de emprego, de disponibilidade, no intenso horário e ritmo de trabalho que têm, mesmo assim há esta preparação, esta motivação”.

“Os jovens estão a envolver-se em cada paróquia não apenas na recolha de fundos mas também na difusão daquilo que é este encontro”, enalteceu o padre Eduardo Novo.

As jornadas mundiais da juventude 2016 vão decorrer entre 26 e 31 de julho, subordinadas ao tema “Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”.

Para o diretor do DNPJ, o facto de esta iniciativa acontecer em pleno Ano Santo da Misericórdia, e até pela temática que estará em cima da mesa, representa um grande desafio para os mais novos.

“Para que toda a sua vida seja uma busca de identidade, de compromisso e de missão”, apontou aquele responsável, considerando que cabe aos jovens serem “protagonistas de mudança” no mundo.

O padre Eduardo Novo acrescentou ainda que os jovens não estão sozinhos nesta demanda, pois contam com um “testemunho vivo do Papa Francisco, que é contagiante, que envolve, que confia e desafia, que dá esperança”.

O Conselho Nacional da Pastoral Juvenil decorreu esta sexta-feira e sábado em Fátima, com a participação do bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, membro da Comissão Episcopal para o Laicado e Família.

LFS/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top