Diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil destaca envolvimento de todas as estruturas do setor
Fátima, Santarém, 25 jan 2016 (Ecclesia) – As jornadas mundiais da juventude deste ano, em Cracóvia, na Polónia, vão contar com pelo menos 5 mil jovens portugueses, em representação de todas as dioceses em Portugal.
Este número foi adiantado à Agência ECCLESIA pelo diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, durante o Conselho Nacional do setor que decorreu em Fátima.
“Prevemos contar com mais de cinco mil jovens a participar nas jornadas mundiais da juventude. Todas as dioceses estão a participar e todos os movimentos estão a envolver-se”, salientou o padre Eduardo Novo.
O sacerdote destacou também o “empenho” que os mais novos têm colocado na participação e preparação do evento.
Apesar das “dificuldades que as famílias, que os próprios jovens atravessam, na falta de emprego, de disponibilidade, no intenso horário e ritmo de trabalho que têm, mesmo assim há esta preparação, esta motivação”.
“Os jovens estão a envolver-se em cada paróquia não apenas na recolha de fundos mas também na difusão daquilo que é este encontro”, enalteceu o padre Eduardo Novo.
As jornadas mundiais da juventude 2016 vão decorrer entre 26 e 31 de julho, subordinadas ao tema “Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”.
Para o diretor do DNPJ, o facto de esta iniciativa acontecer em pleno Ano Santo da Misericórdia, e até pela temática que estará em cima da mesa, representa um grande desafio para os mais novos.
“Para que toda a sua vida seja uma busca de identidade, de compromisso e de missão”, apontou aquele responsável, considerando que cabe aos jovens serem “protagonistas de mudança” no mundo.
O padre Eduardo Novo acrescentou ainda que os jovens não estão sozinhos nesta demanda, pois contam com um “testemunho vivo do Papa Francisco, que é contagiante, que envolve, que confia e desafia, que dá esperança”.
O Conselho Nacional da Pastoral Juvenil decorreu esta sexta-feira e sábado em Fátima, com a participação do bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, membro da Comissão Episcopal para o Laicado e Família.
LFS/JCP