Organização de encontro mundial de jovens católicos criou mecanismo para inscrições de última hora
Cracóvia, Polónia, 25 jul 2016 (Ecclesia) – A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016, que se inicia esta terça-feira na cidade polaca de Cracóvia, registou até ao momento a chegada de mais de 210 mil peregrinos.
Os dados, enviados hoje à Agência ECCLESIA, revelam que a maior parte dos jovens (133 mil) escolheu o autocarro como forma de se deslocar até à sede da JMJ, que vai ser encerrada pelo Papa Francisco.
Os peregrinos que ainda se quiserem inscrever no evento podem recorrer aos Centros de Informação e Inscrição (CII), 20 pontos localizados nas rotas de entrada para Cracóvia e nas áreas vizinhas, disponíveis em várias línguas, incluindo o português (CII 1).
O programa dos primeiros dias inclui catequeses, entre elas as de quatro bispos portugueses, a Missa de abertura na tarde de terça-feira e o Festival da Juventude – apresentações artísticas, culturais e religiosas a partir do tema da JMJ de Cracóvia – ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia’.
Os peregrinos vão ter acesso a 250 eventos que incluem pintura, fotografia, ícones, banda desenhada, eventos desportivos, apresentações e espetáculos.
A cerimónia de boas-vindas ao Papa Francisco está marcada para a tarde de quinta-feira, seguindo-se várias celebrações, até domingo, presididas pelo pontífice argentino: uma Via-Sacra, uma vigília de oração e a Missa de envio.
O lugar central dos eventos conclusivos é o Campus Misericórdia, na localidade de Brzegi, região de Wieliczka, numa área de aproximadamente 255 hectares.
A iniciativa que permanecerá neste lugar, depois da JMJ 2016, será uma casa para idosos e para os doentes.
OC