JMJ2013: Espaços das catequeses estão a ser «completamente lotados» pelos jovens

Programa de formação das jornadas, no Rio de Janeiro, conta com a participação de oito bispos portugueses

Rio de Janeiro, Brasil, 25 jul 2013 (Ecclesia) – 250 bispos, entre os quais oito portugueses, vão estar envolvidos até sexta-feira na condução do programa de catequeses que faz parte do programa das Jornadas Mundiais da Juventude no Rio de Janeiro.

Subordinadas ao tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, lema principal da JMJ2013, as formações vão ser dadas em “26 idiomas” e decorrer em mais de “260 locais” da cidade, adianta a organização, numa nota publicada através da internet.

 D. Ilídio Leandro (Viseu), D. Antonino Dias (Portalegre-Castelo Branco), D. José Cordeiro (Bragança-Miranda), D. António Vitalino (Beja), D. Nuno Brás e D. Joaquim Mendes (Lisboa), D. Virgílio Antunes (Coimbra) e D. Manuel Felício (Guarda) foram os bispos portugueses escolhidos para orientar algumas das catequeses diárias.

As atividades, coordenadas pelo Conselho Pontifício para os Leigos, têm lugar entre as 9h00 e as 12h00 locais (mais quatro em Lisboa) e incluem momentos de oração, confissão e testemunho.

Esta quarta-feira, no arranque das catequeses, o arcebispo emérito de São Paulo, D. Geraldo Agnelo, incentivou um grupo de jovens de língua portuguesa a “não terem medo de falar sobre a palavra de Deus”.

“Perseverem! Mas preparem-se bem com a oração. O Espírito Santo agirá”, disse o cardeal brasileiro, durante uma formação que decorreu na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na zona norte do Rio de Janeiro.

Um dos jovens presentes no encontro, Leonardo Maier, que participa na JMJ como voluntário, destacou a importância das catequeses para a promoção de um ambiente de proximidade entre o clero e a juventude.

“É uma honra ter um cardeal perto dos jovens, a falar sobre a experiência das jornadas e sobre a sua própria experiência na Igreja Católica”, considera o jovem.

Até agora, as catequeses têm contado com uma adesão muito significativa da parte dos jovens e dos peregrinos que acorreram à cidade do Rio de Janeiro para tomarem parte no maior encontro internacional juvenil da Igreja Católica.

“Os templos e todos os locais que foram escolhidos para acolher as catequeses estão a ser completamente lotados por peregrinos que têm o mesmo propósito, que é procurar o caminho de Jesus Cristo”, adianta Pedro de Souza, membro da comunidade paroquial do Sagrado Coração de Jesus.

Instituídas pelo Beato João Paulo II em 1984, as Jornadas Mundiais da Juventude vão na 28.ª edição e deverão contar este ano, no Rio de Janeiro, com a participação de cerca de dois milhões de pessoas, segundo as expetativas do comité organizador local.

A iniciativa decorre até domingo no Rio de Janeiro com a presença do Papa Francisco e de milhares de jovens, peregrinos e voluntários, entre os quais perto de 600 portugueses.

JCP 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top