JMJ2011: Jovens portugueses vão «dar música» à festa

Bandas cristãs de Lisboa e Guarda ajudam a animar o maior evento juvenil da Igreja Católica, marcado para Madrid

Lisboa, 18 mai 2011 (Ecclesia) – O programa cultural das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), marcadas para Madrid entre os dias 16 e 21 de agosto, vai contar com a participação ativa das dioceses de Lisboa e da Guarda.

“Depois de termos recebido mais de 700 propostas de participação, vindas dos cinco continentes, foram aprovadas 300, entre as quais quatro portuguesas, todas elas na área da música” revelou esta tarde a diretora de imprensa das JMJ, que esteve de visita a Lisboa para fazer a apresentação formal do evento.

O evento juvenil mais emblemático da Igreja Católica, instituído pelo beato João Paulo II em 1985, terá como três pilares os “atos centrais”, ou seja, as celebrações eucarísticas e cerimónias oficiais presididas por Bento XVI; a “catequese”, com mais de 250 iniciativas espalhadas pelas dioceses espanholas; e o “festival de cultura e juventude”.

E será neste último pilar que, segundo Marieta Jaureguizar, os jovens lusos poderão dar o seu maior contributo, começando logo com uma homenagem ao fundador do evento, no dia 17 de agosto.

“Uma delas será o musical ‘Wojtyla’, na Plaza Colón, Teatro Fernán Gómez, que foi onde o beato João Paulo II esteve pela última vez, durante a sua visita a Espanha, e que está a ser organizado pela paróquia de Cascais”, revela a responsável em declarações à Agência ECCLESIA.

Por sua vez, os “Anima Christi”, um grupo ligado ao Serviço de Juventude do Patriarcado de Lisboa, “irão apresentar um conjunto de temas musicais inspirados em passagens bíblicas e reflexões de sacerdotes”.

A fechar a participação da diocese de Lisboa, destaque para o grupo “Laetare”, que virá da paróquia da Reboleira, e que irá cantar em português, espanhol, inglês e italiano.

No lote das propostas aprovadas está ainda a “Banda Jota”, ligada ao Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Guarda, que mostrará “o pop e o funk como instrumento de evangelização”.

Quando faltam praticamente três meses para o início do certame, a organização revela que já se encontram inscritos cerca de 350 mil jovens, de todos os continentes, entre os quais 9542 portugueses.

No entanto, tendo em conta a experiência de jornadas anteriores, a organização acredita que o número total deverá subir até ao milhão de participantes, até porque o entusiasmo à volta do certame tem sido “imenso”.

“É impossível contar todas as experiências que temos conhecido, ao longo deste ano e meio de preparação, mas há por exemplo um grupo de jovens colombianos que está a lavar carros para juntar dinheiro, sabendo que só um elementos poderá participar nas Jornadas” exemplifica Marieta Jaureguizar.

A vontade de conhecer e tomar parte neste acontecimento sente-se também através das redes sociais, onde cerca de 300 mil pessoas estão “presentes” diariamente em fóruns de conversação, abertos pela organização das JMJ, disponíveis em 22 idiomas diferentes.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top