JMJ: Projeto «Comunicação da Fé no mundo digital» vai assinalar cinco anos da carta do Papa aos jovens «Christus Vivit»

Iniciativa promovida pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida decorre entre os dias 25 de fevereiro e 25 de abril nas contas oficiais da Jornada Mundial da juventude

Cidade do Vaticano, 24 fev 2024 (Ecclesia) – O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, do Vaticano, vai assinalar os cinco anos da publicação da carta do Papa aos jovens “Christus Vivit” através do projeto “Comunicação da fé no mundo digital”.

No dia 25 de março de 2019, o Papa Francisco assinou a exortação apostólica pós-sinodal “Christus Vivit”, uma carta escrita a partir dos trabalhos do Sínodo dos Bispos sobre os jovens, que decorreu no Vaticano em outubro de 2018, que pela primeira vez foi precedido por uma reunião de jovens de todo o mundo.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (DLFV) indica que a campanha para assinalar os cinco anos da “Christus Vivit” vai decorrer nas redes sociais nas próximas 12 semanas, entre os dias 25 de fevereiro a 25 de abril, e tem o objetivo de “redescobrir a atualidade da carta do Papa aos jovens e manter viva a experiência das Jornadas Mundiais da Juventude”.

Os conteúdos, que vão ser partilhados nas contas oficiais do Facebook e Instagram da Jornada Mundial da Juventude são produzidos pelo grupo de jovens comunicadores que participam no projeto do Dicastério para a Comunicação, do Vaticano, “Faith Communication in the Digital World” (“Comunicação da fé no mundo digital”).

“A campanha, que começa domingo, 25 de fevereiro, e termina dia 25 de abril, pretende reunir jovens do mundo todo numa experiência de doze semanas para partilhar o significado atual e o espírito da Christus Vivit, bem como os frutos da última JMJ Lisboa 2023”, indica o comunicado.

“Vivo” é a palavra-chave da campanha que, “através de vídeos inspiradores, apelos à ação e ao compromisso”, feitos pelos participantes do projeto “Faith Communication in the Digital World”, com a “contribuição dos jovens que participaram na JMJ, dos seus animadores e dos agentes da pastoral juvenil”, tem o objetivo de “manter viva a experiência da Jornada Mundial da Juventude também no espaço digital”.

“Este projeto, disponível em muitas línguas, pode também ser adotado por diversas realidades da Igreja local que desejam transmitir nos seus ambientes uma reflexão espiritual que chegue aos jovens através das redes sociais”, acrescenta o comunicado.

As contas oficiais da JMJ no Facebook foi aberta na Jornada Mundial da Juventude de Madrid, em 2011; em 2023, a JMJ que decorreu em Lisboa partilhou os conteúdos em 20 idiomas, no facebook, com presença noutras 5 redes sociais, o Instagram (cinco línguas oficiais do encontro: português, inglês, espanhol, italiano e francês), o Twitter, o Youtube, o Linkedin e o BeReal;  as contas são geridas e atualizadas pelos comités organizadores locais que, de uma JMJ para a outra, contam com grupos de jovens voluntários que os alimentam com ideias e conteúdos.

PR

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