JMJ: Porto vai acolher mais de 16 mil jovens de 61 países, incluindo Quirguistão e Emirados Árabes Unidos

Programa oferece concertos de Aurea e Carolina de Deus, no Parque da Cidade

Foto: João Lopes Cardoso

Porto, 13 jul 2023 (Ecclesia) – A Diocese do Porto vai acolher mais de 16 mil jovens no programa de atividades que decorre de 26 a 31 de julho, semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023.

“Da Polónia, com 3644 peregrinos, ao Quirguistão, com 11 jovens inscritos, passando pela França com 3471 e até pelos Emirados Árabes Unidos com 3 peregrinos, serão, ao todo, 61 nacionalidades que vão estar nos Dias na Diocese (DND) do Porto antes de partirem, rumo a Lisboa”, indica o jornal ‘Voz Portucalense’, numa nota publicada online.

Dos 16212 jovens peregrinos inscritos nos DND, mais de 7500 jovens ficarão alojado nas casas das 2700 de famílias de acolhimento; os restantes serão acomodados em diferentes espaços comunitários, tais como instalações paroquiais ou escolas, espalhadas um pouco pelo território da diocese.

“Jovens de todos os cantos do mundo vão poder conhecer a Igreja local, partilhando a sua cultura e as diferentes maneiras de vivenciar a fé com as comunidades de cada região”, sublinha a Diocese do Porto.

OS DND decorrem a nível nacional, em 17 territórios, incluindo os dois arquipélagos, e cada diocese é responsável por “dinamizar um programa centrado em cinco pilares: Acolhimento, Descoberta, Missão, Cultura e Envio”.

O responsável do Comité Organizador da Diocesano (COD) do Porto para a JMJ2023 adiantou à Agência ECCLESIA que o programa destes dias  vai passar pelas paróquias, em cada manhã, “com as famílias de acolhimento e momentos fortes de oração”.

O COD do Porto vai convidar, nas tardes dos DND, os peregrinos a “irem ao coração da diocese, à casa mãe, e às cidades de Vila Nova de Gaia e Matosinhos”.

Estas cidades vão promover “atividades culturais, religiosas, concertos, conferências e visitas a museus”, referiu o padre Jorge Nunes.

Os DND prepararam também “uma igreja para a adoração ao Santíssimo, outra para o serviço da confissão e outra para a oração de Taizé”, acrescentou o responsável.

No sábado, dia 29 de julho, vai realizar-se “um grande encontro entre os jovens acolhidos e os jovens da diocese, no parque da cidade do Porto, onde vai ser celebrada uma Eucaristia com D. Manuel Linda e os bispos dos jovens peregrinos”.

Entre as presenças confirmadas está a cantora Aurea, que vai atuar pelas 22h00 de 29 de julho; o mesmo local vai acolher, pelas 16h45, a banda italiana ‘The Sun’, “uma referência para os jovens portugueses” que já atuou em várias edições da JMJ.

A 26 de julho, o Parque da Cidade acolhe um concerto da cantora Carolina de Deus, pelas 17h00.

OC

Porto: Seiva Trupe apresenta encenação musical a peregrinos da JMJ

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top