Taizé, França, 22 jun 2023 (Ecclesia) – A Comunidade ecuménica de Taizé (França) divulgou os horários das orações comunitárias que vão animar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, na igreja de São Domingos, em Lisboa, com a presença do seu prior, o irmão Alois.
“Estas orações com cânticos de Taizé são abertas a todos os que quiserem participar. Nos intervalos, entre as orações, a igreja permanecerá aberta e será dedicada à oração pessoal. Alguns irmãos estarão disponíveis para acolher e ouvir aqueles que desejarem”, lê-se no sítio online da comunidade monástica francesa.
A Comunidade de Taizé, que marca presença nas edições internacionais da Jornada Mundial da Juventude, também vai participar na primeira JMJ em Portugal, de 1 a 6 de agosto, em Lisboa.
“Os irmãos vão participar, com todos os peregrinos, nos eventos principais da Jornada”: Missa de abertura, acolhimento do Papa Francisco e Via-Sacra, na Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII, e na vigília de sábado à noite e na Eucaristia final de envio, no Campo da Graça, no Parque Tejo.
Durante esta primeira semana de agosto, os monges de Taizé vão animar tempos de oração comunitária, na igreja de São Domingos, na baixa de Lisboa, perto da Praça do Rossio, com a presença do prior da comunidade.
Cada oração vai ter a duração de “cerca de uma hora”, no dia 1 de agosto, às 14h00 e às 16h00, no dia seguinte são quatro momentos – 14h00; 16h00; 18h00 e 19h30 – e nos dias 3 e 4 de agosto, animam às 14h00.
Os irmãos vão também animar uma “vigília de oração pela paz no mundo e pela unidade dos cristãos”, a partir das 20h15, do dia 3 de agosto, na igreja de São Domingos, com outras comunidades, como a comunidade ‘Chemin Neuf’ (Caminho Novo), da França, que também vai estar em Lisboa, para participar na JMJ 2023, na Basílica da Estrela.
A Comunidade de Taizé informa ainda que precisa de voluntários para “ajudar a animar as orações”, em São Domingos, e quem puder ajudar é convidado a indicar a sua disponibilidade num formulário online, e para informações devem contactar a jovem Karolina Azevedo, através do endereço de email karolina.azevedo@lisboa2023.org.
A comunidade de Taizé, em França, a cerca de 360 quilómetros de Paris, congrega uma centena de monges, de várias Igrejas cristãs e de mais de 30 países, incluindo Portugal, o irmão David, unidos como “sinal de reconciliação entre os cristãos e os povos separados”.
Foi fundada a 20 de agosto de 1940, por Roger Schutz, pastor protestante suíço, que começou por acolher perseguidos políticos, judeus e mais tarde prisioneiros alemães, e para todos os irmãos escreveu uma regra, inspirada na tradição beneditina e inaciana.
CB/OC
Lisboa: Comunidades de Taizé e de ‘Chemin Neuf’ têm projetos de «animação ecuménica» para a JMJ 2023