Lisboa 2023: Jovens do Brasil trazem projeto de evangelização através da Literatura

«Jornada Literária inesperada» vai relacionar os escritores J. R. R. Tolkien e Dante Alighieri a temas religiosos

Foto: Agência ECCLESIA/PR

Coimbra, 31 jul 2023 (Ecclesia) – A arquidiocese de Brasília, no Brasil, está a desenvolver o projeto de evangelização e formação cultural chamado uma «Jornada Literária inesperada», através dos escritores J. R. R. Tolkien e Dante Alighieri.

A iniciativa quer desenvolver temáticas relacionadas à literatura e religião e vai ser apresentada em Portugal, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, em conferencias e apresentações, indicam os jovens do Brasil à Agência ECCLESIA.

“ O projeto foi inspirado na arquidiocese em Brasília e é coordenado por um sacerdote que está a fazer mestrado na área de Cultura e Fé. Em Portugal, vamos fazer algumas conferências para apresentar”, explica a jovem Laiani.

“Acreditamos que através da Literatura podemos chegar aos jovens, evangelizar e falar sobre Jesus, as virtudes e o caminho da santificação”, acrescenta Taisa.

O seminarista Francisco, da arquidiocese de Brasília, está pela primeira vez numa viagem internacional e dá conta do “entusiasmo” de estar no meio dos jovens e da possibilidade de “mostrar como através da literatura se pode encontrar Cristo”.

Luidgi explica que o projeto literário chegar aos jovens e que pretende “um gás novo na evangelização dos jovens”.

“Apesar de escutarmos tanto que a fé está em declínio, percebemos aqui que a fé continua viva. Percebemos como os jovens estão animados e isso é motivo de muita alegria para nós, poder ser instrumento do evangelho e do amor de Deus”, sublinha.

A participação na JMJ Lisboa 2023 é valorizada pelo grupo pela oportunidade de “estar em contacto com os jovens, ver diversas culturas e perceber que a fé continua viva”, traduz Luidgi.

A Jornada Mundial da Juventude, que Portugal recebe pela primeira vez, é um encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, que reúne centenas de milhares de participantes durante cerca de uma semana, em iniciativas religiosas e culturais, sob a presidência do Papa.

Até hoje houve 14 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com celebrações anuais em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

PR/LS

Partilhar:
Scroll to Top