JMJ Lisboa 2023: Comité Organizador Local celebrou quatro anos da edição no Panamá

Comitiva portuguesa reuniu-se com organização do país da América Central

Lisboa, 26 jan 2023 (Ecclesia) – O Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 deslocou-se ao Panamá para celebrar os quatro anos da edição internacional que decorreu no Panamá, em janeiro de 2019.

“A visita iniciou com reuniões com representantes do Estado na gestão da JMJ Panamá 2019 e com responsáveis pela área logística da JMJ Panamá 2019”, informa comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A delegação portuguesa participou em vários momentos para “assinalar os 350 anos da trasladação da Cidade do Panamá e da Catedral Metropolitana” e reuniu-se com “os responsáveis das diversas direções da JMJ Panamá 2019, na Universidade Católica Santa María la Antigua”.

D. José Domingo Ulloa Mendieta, arcebispo do Panamá, partilhou com os portugueses a experiência da organização de uma Jornada Mundial da Juventude, destacando que cada jornada é diferente e que o importante é “vê-la como um dom de Deus”.

“Iremos partilhar as nossas dificuldades e os nossos erros, reconhecer as nossas debilidades, para nos enriquecermos e partilharmos as nossas experiências”, contou.

Já D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, destacou a “relação fraterna” com o Panamá, onde descobriu uma “Igreja fraterna”, “uma Igreja pequena, um país pequeno” mas com um “povo nobre, que conseguiu fazer uma Jornada Mundial da Juventude”.

O bispo português referiu ainda que, no encontro com o Papa Francisco, manifestou o seu agradecimento ao Panamá porque, “ao partilharem a sua experiência com a organização da JMJ, partilharam as suas fragilidades e debilidades sem vergonha”.

A nota informa ainda que a comitiva portuguesa participou numa missa de celebração dos quatro anos da JMJ Panamá 2019 no dia 22 de janeiro, onde o bispo local, D. Ulloa pediu que o sonho do Papa Francisco para a JMJ Lisboa 2023 se torne realidade.

“Que (os jovens) voltem a experimentar a alegria do encontro com Deus e com os irmãos e irmãs, depois de grandes períodos de distância e isolamento, através de um abraço fraterno entre os povos e entre gerações”, divulgaram.

SN

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR