JMJ 2027: Arquidiocese de Seul anuncia peregrinação a Santiago de Compostela e visita ao Santuário de Fátima

Seul, 06 fev 2024 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Seul (Coreia do Sul) anunciou hoje a promoção uma peregrinação a Santiago de Compostela, Espanha, que termina no Santuário de Fátima, para promover a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2027.

“Depois de completar a peregrinação de cinco dias, visitaremos o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, para interagir com jovens e jovens adultos da Diocese de Leiria-Fátima”, informa a Arquidiocese de Seul.

A peregrinação a Santiago de Compostela da arquidiocese sul-coreana, para “celebrar e promover” a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, a JMJ Seul 2027, vai ser promovida pelo Departamento da Juventude, neste verão.

“Esperamos ansiosamente a participação dos jovens e jovens adultos da diocese para partilhar as nossas esperanças e passar um verão quente juntos”, lê-se na publicação da Arquidiocese de Seul.

No final do mês de janeiro, a Arquidiocese de Seul também realizou a primeira reunião da Equipa de Pesquisa Preliminar de preparação da JMJ 2027, constituída por 40 elementos – clérigos, “indivíduos consagrados e mentes jovens dinâmicas” – unidos no propósito de contribuir para as “dimensões espirituais e organizacionais” da Jornada Mundial da Juventude em Seul.

Os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’, também estiveram em Santiago de Compostela, quando estavam a peregrinar pelas dioceses portuguesas [novembro de 2021 – julho de 2023], participaram na Peregrinação Europeia de Jovens (PEJ 2022), que se realizou de 3 a 7 de agosto de 2022.

Em 2027, a Jornada Mundial da Juventude vai regressar à Ásia com a edição internacional na capital da Coreia do Sul, anunciou o Papa Francisco, no final da JMJ Lisboa 2023, no dia 6 de agosto, no Parque Tejo.

A única cidade asiática a receber a JMJ foi Manila (Filipinas), de 10 a 15 de janeiro de 1995, que ainda detém o recorde de participantes, estimado em mais de 5 milhões de pessoas.

A Jornada Mundial da Juventude nasceu por iniciativa de São João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma; é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo, durante uma semana.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (inicialmente no Domingo de Ramos e atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional, numa grande cidade; até hoje houve 37 JMJ, com 15 edições internacionais em quatro continentes.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top