Tema esteve em debate no Conselho Diocesano de Pastoral

Foto: Comissão de Gestão do Património Religioso – Diocese de Portalegre-Castelo Branco

Portalegre, 08 fev 2021 (Ecclesia) – A Diocese de Portalegre-Castelo Branco realizou no último sábado a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), que teve por tema principal a preparação da JMJ Lisboa 2023 e a participação da diocesana nas pré-jornadas.

“Grande parte dos trabalhos da manhã foram dedicados a pensar a JMJ 2023, de modo particular sobre o contributo que a diocese pode, e quer, dar nas Pré-Jornadas.

O Conselho, depois de longa troca de ideias, inclinou-se para que se preparem Pré-Jornadas nos 5 arciprestados”, afirma o comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O envolvimento da diocese na preparação da Jornada Mundial da Juventude ficou ao cargo do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil e Vocacional e dos membros do Comité Organizador Diocesano (COD), que participaram no CDP e que “hão de   encontrar a concretização mais fecunda para esta iniciativa que para já se concretizará no “take23””

A resposta da Diocese de Portalegre-Castelo Branco em tempo de confinamento, nomeadamente a podcast da Pastoral da Família e as Eucaristias transmitidas pela internet e as formações de catequistas foram “abordadas como positivas” no CDP.

De acordo com o comunicado, o Conselho “apontou para uma mais organizada divulgação das muitas iniciativas realizadas como forma de gerar comunhão diocesana” e lembrou que “este tempo também trouxe dificuldades de muita espécie, algumas desaparecerão quando o confinamento terminar, outras perdurarão”.

As iniciativas que vão ser realizadas por ocasião do Ano Família “Amoris Laetitia” e Ano dedicado a S. José estiveram também em diálogo no Conselho Diocesano de Pastoral, que apontou para “propostas de vivência sobretudo nos meios digitais”, reeditando-se o PCBpod (podcast de espiritualidade e oração da Diocese de Portalegre-Castelo branco), a partir do dia 19 de março e até ao domingo de Páscoa.

Presidido pelo bispo diocesano, D. Antonino Dias, participaram no Conselho Diocesano de Pastoral 25 dos 28 elementos que o constituem, onde foi tomada a decisão de restringir a Peregrinação Diocesana a Fátima, no dia 30 de maio de 2021, à “presidência do Rosário e da Eucaristia no Altar do Recinto, sem congregar fiéis, num tempo que se adivinha ainda ser de muitos cuidados e perigos”.

“A terminar, D. Antonino reiterou os agradecimentos ao trabalho do CDP e deu uma palavra de esperança de que a Igreja Diocesana há de continuar a encontrar caminhos de vida segundo o Espírito”, conclui o comunicado.

PR

Partilhar:
Share