Organização Mundial e Rede Mundial de Oração do Papa desafiam jovens de todo o mundo

Lisboa, 06 nov 2020 (Ecclesia) – A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, e a Rede Mundial de Oração do Papa, através das plataformas digitais Passo a Rezar e Click to Pray, vão lançar propostas mensais de oração para preparar o encontro de 2023.

“Nos primeiros sábados de cada mês, o Passo-a-Rezar divulga uma oração que é também um convite dirigido a todos os jovens para participarem do espírito da JMJ e para se envolverem no caminho de preparação até 2023”, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA

As meditações são propostas pela organização da Jornada Mundial da Juventude e lidas por jovens portugueses, numa parceria que tem início este sábado.

“A pensar nos jovens de todo o mundo, a equipa portuguesa do Click To Pray prepara ainda as propostas de oração da manhã e da tarde em todos os dias 23 de cada mês”, adianta ainda o comunicado.

Estas meditações são inspiradas nas reflexões e discursos do Papa Francisco aos jovens, ao longo do pontificado, e traduzidas em todas as línguas da plataforma ‘Click To Pray’: português, espanhol, francês, inglês, italiano, alemão, chinês, vietnamita e japonês.

As propostas de oração são divulgadas através dos canais de comunicação e redes sociais da JMJ Lisboa 2023 e da Rede Mundial de Oração do Papa, ligada aos Jesuítas, que gere as plataformas digitais Click To Pray (a aplicação oficial de oração do Papa Francisco) e Passo-a-Rezar (que propõe passos diários de oração através das redes sociais).

A escolha de Lisboa como primeira cidade portuguesa a acolher uma edição internacional da JMJ aconteceu a 27 de janeiro de 2019, no Panamá.

Esta jornada da Igreja Católica dedicada às novas gerações realiza-se, anualmente, a nível local (diocesano) no Domingo de Ramos (ou em data a definida por cada diocese), alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; devido à pandemia, a edição de Lisboa foi adiada de 2022 para o verão de 2023.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

OC

 

JMJ 2023: Organização lança projeto de catequeses «Rise UP» rumo à edição de Lisboa

Partilhar:
Share