«Deus saberá retribuir-te em abundância todo este trabalho que generosamente abraçaste, indo até para além do que se impunha», assinalou Francisco
Cidade do Vaticano, 24 ago 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco agradeceu ao presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 a sua “dedicação na preparação e condução deste memorável evento eclesial”, que se realizou de 1 a 6 de agosto, e felicitou-o “pelo bom resultado alcançado”.
“Deus saberá retribuir-te em abundância todo este trabalho que generosamente abraçaste, indo até para além do que se impunha. Na verdade, não só não cedeste ao desânimo nem te assustaste ao empreender uma organização tão complexa como esta da JMJ, mas, por tua vez, ainda acrescentaste novos cuidados e preocupações”, lê-se na carta do Papa a D. Américo Aguiar.
Neste contexto, Francisco recordou o encontro com “uma senhora idosa de 106 anos e uma jovem gravemente enferma”, recordando também a participação numa Missa dos familiares de uma peregrina francesa que faleceu durante a sua estadia na capital portuguesa.
No dia 4 de agosto, o Papa encontrou-se com uma senhora de 106 anos, Maria da Conceição Brito Mendonça, nascida no dia das Aparições de Fátima, a 13 de maio de 1917, e com a jovem Edna Rodrigues, de 17 anos de idade, que sofre de uma doença grave e enviou uma mensagem a Francisco manifestando o receio de não poder participar na Jornada Mundial da Juventude.
A primeira edição internacional da JMJ em território português decorreu de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, com mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, presididas pelo Papa no Parque Tejo; Francisco chegou a Portugal, no dia 2, e regressou no último dia do encontro.
“De regresso a Roma da Jornada Mundial da Juventude, envolvido pelo carinho e entusiasmo daquela multidão incontável de jovens de idade e de espírito, quero mais uma vez agradecer a tua dedicação na preparação e condução deste memorável evento eclesial. As minhas felicitações pelo bom resultado alcançado”, escreveu o Papa, na carta com data de 10 de agosto, publicada online, pelo Patriarcado de Lisboa, esta quarta-feira, dia 23.
“Obrigado, D. Américo, pela tua «proximidade pastoral» às pessoas, bem como pelo teu bom humor e alegria. Renovando o pedido de não te esqueceres de rezar por mim, asseguro-te a minha oração e bênção.”
O Papa anunciou a criação, como cardeal, de D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, no dia 9 de julho; aos 49 anos de idade será o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício e o quarto cardeal português criado no atual pontificado; o consistório está marcado para 30 de setembro, no Vaticano.
Francisco escreveu também uma carta ao cardeal patriarca de Lisboa, após o regresso “a Roma de coração feliz”, desejando que D. Manuel Clemente “possa continuar a ser memória viva da obra divina da salvação”.
Portugal foi o 13.º país a acolher este encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, sob a presidência do Papa; Seul vai acolher a 41ª Jornada Mundial da Juventude, em 2027.
Até hoje houve 15 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com celebrações anuais em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016), Panamá (2019) e Lisboa (2023).
CB
JMJ 2023: Papa escreveu a D. Manuel Clemente, após regresso «a Roma de coração feliz»
Vaticano: Papa diz que JMJ de Lisboa foi ponto de viragem para o pós-pandemia
Lisboa 2023: Papa elogia Jornada «mais bem preparada» que viu