Nova ferramenta juntou as Dioceses de Aveiro, Algarve, Beja, Braga, Coimbra, Leiria-Fátima, Porto, Viana do Castelo e Viseu

Aveiro, 04 jan 2023 (Ecclesia) – Nove dioceses católicas portuguesas lançaram uma plataforma destinada à organização dos ‘Dias nas Dioceses’ (DND), que têm lugar de 26 a 31 de julho, na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

“O desenvolvimento desta plataforma, um projeto a nove mãos, tem como objetivo principal o processo de inscrições dos grupos estrangeiros nos DND’s, bem como permitirá a afetação de jovens peregrinos estrangeiros às várias paróquias da diocese que já se encontram mobilizadas para tal”, explica o coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) de Aveiro, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Segundo Pedro Carvalho, com esta plataforma as nove dioceses quiseram “alargar o espetro” desenvolvendo mais três serviços – “inscrição dos participantes diocesanos na JMJ 2023, inscrição das famílias de acolhimento e inscrição de voluntários” – e vai ser um instrumento para a gestão diária dos CODs, dos COA’s (Comité Organizador Arciprestal) e COP’s (Comité Organizador Paroquial).

A plataforma para os ‘Dias nas Dioceses’ é uma iniciativa das Dioceses de Aveiro, Algarve, Beja, Braga, Coimbra, Leiria-Fátima, Porto, Viana do Castelo e Viseu.

Os DND pretendem ser “um caminho de preparação dos peregrinos e da comunidade anfitriã para a vivência da JMJ” e vão realizar-se em 17 dioceses, de 26 a 31 de julho, com jovens de todo o mundo que vão ser acolhidos “nas comunidades paroquiais” destas várias dioceses de Portugal continental, Açores e Madeira.

A Diocese de Aveiro apresentou esta nova ferramenta de trabalho a nível diocesano aos representantes das várias paróquias, no dia 21 de dezembro, onde esclareceu “diversas dúvidas” e recolheu sugestões para “otimizar a plataforma a um nível mais logístico e de proximidade com as comunidades locais”.

O coordenador do COD de Aveiro, Pedro Carvalho, explicou que a nova plataforma é “mais uma oferta que a diocese coloca à disposição dos seus animadores” para este caminho rumo aos DND e à JMJ Lisboa 2023, que se realiza de 1 a 6 de agosto, possa ser “uma verdadeira experiência de Igreja, evangelização e missão”.

CB/PR

 

Partilhar:
Share