JMJ 2023: Jesuítas esperam mais de 4 mil jovens ligados à Companhia de Jesus

Largo da Misericórdia, em Lisboa, vai ser «palco» de um programa cultural para todos os peregrinos

Lisboa, 23 jun 2023 (Ecclesia) – A Companhia de Jesus  espera mais de 4 mil jovens ligados à congregação para participarem na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, iniciando pelo MAGIS, “dias que antecedem o encontro mundial” e depois um programa cultural em vários espaços da cidade.

“Serão mais de 4 mil os jovens ligados à Companhia de Jesus, vindos de todo o mundo, que participarão na JMJ, metade dos quais participará também no MAGIS, a pré-jornada para os jovens ligados à espiritualidade inaciana que acontece 10 dias antes do início da JMJ”, refere um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA pelos Jesuítas em Portugal.

Os jovens, “vindos de cerca de 79 países”, começam a chegar à capital portuguesa no dia 22 de julho.

“Este encontro que se realizou pela primeira vez em 1997, nas vésperas da JMJ de Paris, reunirá cerca de dois mil jovens com idades entre os 18 e os 30 anos para uns dias de encontro e preparação espiritual. Neste grupo estarão também 120 portugueses”, informa a nota.

O MAGIS vai terminar com a transição para a JMJ, na Eucaristia de envio, “presidida pelo
Superior Geral da Companhia de Jesus, P. Arturo Sosa, no dia 31 de julho”, dia em que a Igreja celebra Santo Inácio de Loiola, fundador dos Jesuítas.

Durante a JMJ, os Jesuítas vão oferecer “um programa cultural a todos os peregrinos da JMJ no Largo da Misericórdia”. (Largo Trindade Coelho, junto à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

“Pretende-se que o Largo corresponda a uma experiência feliz de ser e estar em Igreja, a
partir de um olhar inaciano sobre o mundo, os jesuítas oferecerão a todos os peregrinos um lugar aberto, acolhedor, bem disposto, onde é possível conversar e rir, sentir-se em casa e membro de uma comunidade plural”, adianta a nota.

Ainda na Igreja de São Roque, no Convento de São Pedro de Alcântara, na Igreja da Encarnação e na Brotéria vai haver “propostas culturais e espirituais entre os dias 1 e 4 de agosto das 13h00 às 23h00 (exceto durante os eventos oficiais da JMJ)”, desde “concertos e espetáculos, mas também conferências, ateliês práticos, visitas culturais e momentos de oração”.

O comunicado informa ainda que no dia 5 de agosto, “toda a família inaciana se juntará no Largo da Misericórdia e partirá em peregrinação até ao Parque Tejo, onde participará, em conjunto, na Vigília e na missa de envio, no domingo de manhã”.

SN

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top