Grupos recorrem às plataformas digitais para superar limitações da pandemia

Lisboa, 22 jan 2021 (Ecclesia) – As dioceses católicas de Portugal vão mobilizar os seus jovens este sábado, para mais um ‘dia 23’, data em que mensalmente decorrem atividades de preparação rumo à próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa.

Devido às contingências provocadas pela pandemia, as iniciativas promovidas pelos Comités Organizadores Diocesanos (COD) da JMJ, recorrem neste mês de janeiro às novas tecnologias e a encontros online.

No Algarve, a proposta “Rumo ao 23” pretende fazer caminho rumo à JMJ e todos os meses lança um desafio diferente. Estas atividades vão decorrer em diversos sítios do Algarve, animados por diferentes jovens e movimentos por isso “nunca será igual”, refere o COD do Algarve.

Em Coimbra, vai decorrer, a partir das 21h30, um momento “de proximidade a Deus e uns aos outros” a partir da Sé Velha daquela cidade; a iniciativa dinamizada por um dos secretariados diocesanos vai ser transmitida “numa plataforma digital”.

O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Porto propõe, às 21h00, um “Quizizz bíblico”, uma atividade dos jovens daquela diocese que se vão preparando para o grande acontecimento juvenil.

O “Sentido 23” é a proposta lançada pelo Departamento da Juventude de Setúbal que convida os jovens para um momento de encontro e oração rumo à JMJ 2023, a partir das 21h00.

Na Diocese do Funchal, o encontro inicialmente marcado para a Paróquia do Atouguia (Calheta), passou para o formato online, com o lema “EmBarca23”

Uma vigília de oração ao estilo da comunidade de Taizé marca, às 20h50, o projeto “#take23pcb” do Secretariado da Pastoral da Juventude e Vocações da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, com transmissão online e uma mensagem do irmão David, da Comunidade de Taizé.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Viana do Castelo  desafiou os grupos de jovens do Alto Minho a cantar as “JORNeiras da Juventude” para este sábado e pediu aos grupos para gravarem e publicarem nas redes sociais e colocar os hashtags #jotasmj23 e #jorneirasdajuventude.

O Serviço da Pastoral Juvenil da Diocese de Leiria-Fátima promove, às 22h00, a atividade “Vitamina 23” para esclarecer “todas as dúvidas” que os jovens tenham sobre a JMJ e vai realizar-se no Instagram e responde a todas as perguntas sobre a JMJ.

Através da iniciativa “Post-It Andante”, os jovens da Diocese de Santarém vão rezar, este sábado, pela Unidade dos Cristãos, em comunhão com toda a Igreja, e também pela  JMJ 2023.

Um momento de oração pelas JMJ na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é também a proposta do Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Bragança-Miranda para este sábado, às 21h00, através da plataforma Zoom, e integrado no projeto “23 a caminho”; este mês a iniciativa é dinamizada pela equipa da pastoral universitária da diocese.

A “Paragem 23” dos jovens da Diocese de Lamego é em Almacave e o destino são as JMJ 2023. “Estando a viver a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”, a juventude vai ser orientada pelo grupo Almacave Jovem, “ao ritmo de Taizé”; devido às restrições em vigor, a oração, pelas 21h30, vai realizar-se através das redes sociais.

Os jovens da Diocese de Vila Real foram convocados para um momento de oração integrado na caminhada rumo à JMJ, pelas 21h00; a iniciativa, intitulada “A vinte & três”, é preparada pelos jovens da diocese e partilhada na rede social Facebook do Secretariado da Pastoral Juvenil.

O Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil de Angra escolheu 30 igrejas, nas nove ilhas do Arquipélago dos Açores, para realizar as celebrações de oração, dia 23 de cada mês, até à Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, no verão de 2023.

O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu promove, este sábado, às 21h00, na iniciativa «Marco 23», através da rede social Facebook, uma reflexão sobre «morte, luto e esperança» onde a pergunta «Covid-19 – Os sacerdotes também estão na primeira linha do combate?» está no centro da reflexão.

O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese da Guarda, através da iniciativa «2 ou 3 a 23» rumo às Jornadas Mundiais da Juventude, promove, este sábado, às 21h00, um momento de oração.

LFS/OC

Partilhar:
Share