JMJ 2023: Diocese de Aveiro abre portas da «Casa da Joana», convidando a conhecer padroeira que a população trata como santa (c/fotos)

Depois do moliceiro, símbolos da Jornada Mundial da Juventude estiveram em celebração da Missa numa vinha

Aveiro, 20 mar 2023 (Ecclesia) – O Comité Organizador Diocesano (COD) de Aveiro para a Jornada Mundial da Juventude está a promover a ‘Rota Joana de Portugal – Mora Aqui’, beata portuguesa que integra o grupo dos patronos da JMJ Lisboa 2023.

A iniciativa, apresentada este sábado aos vários responsáveis diocesanos que preparam a Jornada Mundial da Juventude, visa dar a conhecer a vida de Joana às camadas mais jovens, com 14 postos distribuídos pelos nove arciprestados da diocese.

O COD Aveiro, através da sua Equipa de Programação e em parceria com a Causa da Canonização da Beata Joana de Portugal, criou também o encontro ‘Joana de Portugal mora aqui’.

Rita Neves, membro desta equipa, disse à Agência ECCLESIA que o objetivo é apresentar a vida da padroeira da diocese a “todos os jovens” que vivem ou passem por Aveiro, sobretudo na semana que antecede a JMJ 2023, nos chamados ‘Dias nas Dioceses’.

“Conseguimos criar um encontro, não só para esta altura da Jornada Mundial, que vai ficar, no âmbito da catequese, de grupos de jovens e até para adultos, permitindo um maior conhecimento da vida da princesa”, explica.

A organização procura relevar “factos históricos” sobre a vida de “Santa Joana”, sepultada no espaço que é hoje o Museu de Aveiro, um dos 14 postos da rota.

Pedro Santos destaca, por sua vez, o recurso à tecnologia para propor aos jovens uma rota “mais dinâmica”, com a ajuda de uma aplicação informática, com várias informações.

“Quisemos que a rota percorresse toda a diocese. Com a utilização da aplicação, percebe-se que o mapa forma um ‘J’, da princesa Santa Joana”, indica.

Os visitantes podem percorrer os postos na ordem que desejarem e o objetivo é acumular o máximo de pontos possíveis, em resposta a questões sobre a vida da princesa – com prémios para os melhores resultados, no final.

“É uma ideia diferente, já sabemos de pessoas que vão tentar fazer os 14 pontos e isso deixa-nos felizes”, refere Pedro Santos.

O Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 escolheu 13 patronos para a primeira edição internacional deste encontro da Igreja Católica em Portugal, o naturais da cidade que acolhe a JMJ, como a beata Joana de Portugal – conhecida popularmente como Santa Joana Princesa -, que nasceu a 6 de fevereiro de 1452, em Lisboa, e faleceu a 12 de maio de 1490, em Aveiro.

Filipa Jesus, também da Equipa de Programação, já fez alguns dos postos, a começar pelo Museu de Aveiro.

“É importante levar esta rota a toda a gente, até porque os postos não são apenas locais ligados à Igreja Católica”, precisa.

A aplicação informática permite uma experiência de grupo, oferecendo a dimensão de comunidade que é, também, uma das marcas da própria JMJ.

“A JMJ é vivida em grupo e é importante fortalecer a amizade, para a podermos viver melhor”, assume Filipa Jesus.

Foto: Agência ECCLESIA/OC

Estas iniciativas foram apresentadas aos representantes Comités Organizadores Diocesanos e do Comité Organizador Local da JMJ Lisboa 2023 após a viagem dos símbolos da Jornada, em moliceiro, no canal central da Ria de Aveiro.

Já este domingo, a Cruz dos Jovens e o Ícone mariana que a acompanha por todo o mundo estiveram na celebração da ‘Missa na Vinha’, que decorreu na Quinta do Encontro (Paróquia de São Lourenço do Bairro), Arciprestado de Anadia.

Tiago Santos, da Equipa de Programação do COD de Aveiro, recordou a chegada dos símbolos à cidade, em comboio, momento que marcou o início de uma “rota” de peregrinação marcada por momentos que mostram “os jovens em ação”.

“Na nossa programação, queremos envolver, envolver, envolver. Não o fazemos em espaços fechados nem tipicamente da Igreja Católica, queremos vir para o centro das cidades, para a rua, onde está o povo”, realçou.

O entrevistado aponta a um mês que possa deixar, no futuro, “boas recordações” e inspire os jovens a uma participação mais ativa na vida da Igreja.

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude continuam a sua peregrinação pelo território da Diocese de Aveiro, que esta terça-feira promove a ‘Tarde Verde JMJ’, com plantação de mil árvores num terreno que, no último verão, foi afetado pelos incêndios.

OC

Rota Joana de Portugal – Mora Aqui

Posto Nome Arciprestado Local
1 Uma análise à caligrafia Estarreja/Murtosa Cruzeiro de Veiros
2 Em família Ílhavo Capela São João da Barra
3 Nasce o Mosteiro de Jesus Vagos Lar são Martinho de Ouca
4 Destino: Aveiro Oliveira do Bairro IEC – Mamarrosa
5 O hábito faz o monge! Anadia Colégio nossa Senhora da Assunção
6 Uma tia no Mosteiro Águeda Irmãs Doroteias de Recardães
7 Aveiro, morada permanente! Águeda Capela Mourisca do Vouga
8 Núpcias Recusadas Albergaria Capela de Santo António
9 Uma amiga de Aveiro e dos aveirenses Ílhavo Navio Santo André
10 Milagres Sever do Vouga Cascata da Cabreia
11 Vamos cantar a Joana! Estarreja/Murtosa Banda de Salreu
12 Culto, Oração e Fé Ílhavo Centro de Religiosidade Marítima
13 Joana mora Aqui! Aveiro Museu de Aveiro – Santa Joana
14 Joana nos dias de hoje… Aveiro Estátua Santa Joana – Paróquia Santa Joana

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR