Missa de Envio vai levar peregrinos ao ponto mais alto de Portugal, no Pico
Angra do Heroísmo, Açores, 17 jul 2023 (Ecclesia) – A Diocese de Angra vai receber 185 jovens, de cinco países, nos ‘Dias na Dioceses’, que vão participar em atividades culturais, sociais e espirituais, em São Miguel e na Terceira, de 26 a 31 de julho, antes da JMJ.
O acolhimento aos jovens estrangeiros que escolheram a Diocese de Angra para viver a semana anterior à primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal vai ser feito em duas ilhas do Arquipélago dos Açores: a ilha Terceira recebe 45 jovens de Madison, nos Estados Unidos da América (EUA), e São Miguel acolhe 42 jovens de Guadalajara (México), 58 de Prince Albert e Vancouver (Canadá), 24 de Nova Iorque (EUA), 15 jovens de Aachen (Alemanha) e um peregrino de Baucau (Timor-Leste).
Os 45 jovens de Madison (capital do estado norte-americano do Wisconsin) vão ser acolhidos por famílias terceirenses, está previsto participarem em atividades culturais, pastorais e em várias celebrações, o responsável pela pastoral juvenil nesta ilha antecipa “dias de cultura para dar a conhecer a Ilha mas também de partilha das vivências da fé”, vão visitar lugares emblemáticos e turísticos, como o Algar do Carvão, a Furna do Enxofre, a Gruta do Natal, a Lagoa das Patas, a Serra de Santa Bárbara e a Serreta.
“Penso que se criarão laços de amizade com as famílias e jovens de cá, que poderão incentivar intercâmbios futuros”, acrescentou o padre Hélder Miranda Alexandre, ao portal online diocesano ‘Igreja Açores’.
O sacerdote acrescenta que os ‘Dias nas Dioceses’ nesta ilha açoriana serão particularmente intensos de preparação para as grandes celebrações da JMJ 2023, “de modo a fortalecer o entusiasmo da amizade e das vivências juvenis da fé que une a todos”.
“Tivemos uma colaboração próxima da Câmara Municipal e da Câmara de Comércio de Angra, assim como da Associação Montanheiros e do Museu de Angra, com vários apoios. Realço igualmente o apoio especial das famílias de acolhimento”, acrescentou o padre Hélder Miranda Alexandre.
Estes jovens norte-americanos de Madison vão chegar aos Açores no dia 26 e viajam para a capital portuguesa, com 132 jovens da Ilha Terceira, no dia 30 de julho, depois de participarem na Missa de envio, presidida pelo bispo de Angra, na Sé, em Angra do Heroísmo.
Antes, no dia 27 de julho, D. Armando Esteves Domingues celebrada uma Eucaristia de envio na ilha de São Miguel, no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada.
Cerca de 900 jovens – peregrinos, voluntários e jovens açorianos peregrinos que não se inscreveram pela diocese -, vão representar os Açores na JMJ Lisboa, e, segundo o sítio online ‘Igreja Açores’, todos podem participar no encontro que vai ser presidido pelo bispo de Angra durante a Jornada, em data a anunciar.
A Missa de envio dos jovens açorianos que vão participar na Jornada Mundial da Juventude 2023 vai decorrer no topo da montanha do Pico, o ponto mais alto de Portugal, presidida por D. Armando Esteves Domingues, na manhã do dia 25 de julho; são mais de 100 de jovens, das 17 ouvidorias da diocese (conjunto de paróquias), nas nove ilhas do arquipélago.
O Comité Organizador Diocesano (COD de Angra) programou também um momento de oração no dia 24, às 22h00, nas várias Igrejas JMJ da diocese, para permitir que todos os jovens estejam juntos em comunhão.
CB/OC
Açores: Bispo de Angra envia jovens para a JMJ a partir da montanha do Pico