Açores: Bispo de Angra envia jovens para a JMJ a partir da montanha do Pico

Angra, 30 jun 2023 (Ecclesia) – A missa de envio dos jovens açorianos que vão participar na Jornada Mundial da Juventude 2023 vai decorrer no topo da montanha do Pico, na manhã do dia 25 de julho, e vai ser presidida pelo Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues.

“Esta subida à montanha será o momento mais simbólico não só em termos diocesanosm mas também em termos nacionais durante a pré jornada da JMJ” referiu ao Igreja Açores o padre Norberto Brum, do Comité Organizador Diocesano (COD).

A subida à montanha far-se-á de forma faseada em dois grupos: o primeiro, muito restrito, parte às 18h00 do dia 24 de julho e pernoitará na cratera e o segundo grupo mais alargado sairá na madrugada do dia 25, às 02h00 da manhã, a tempo de celebrar com o restante grupo e participar na eucaristia de envio.

A organização está a agilizar uma missa noturna, no dia 24, que possa ser celebrada em todas as ilhas, preferencialmente nas igrejas JMJ da diocese, à mesma hora, envolvendo todos os inscritos que não puderem participar na subida à montanha.

A subida à montanha do Pico, lugar mais alto de Portugal, foi concertada com as autoridades ambientais, desde logo o Parque Natural da ilha do Pico e também a Secretaria Regional do Ambiente.

A Montanha do Pico é um vulcão com 2351 m de altura. O seu trilho consiste na subida até ao Piquinho (Pico Pequeno ou Topo da Montanha), com início e fim na Casa da Montanha, a cerca de 1200 m de altitude. Tem cerca de 3,8 km e um desnível de 1150 metros. Quer a subida, quer a descida, têm uma duração média de cerca de três a quatro horas.

As condições climatéricas na montanha são extremas e alteram-se muito rapidamente.

A temperatura é, regra geral, 10 graus mais baixa no topo do que ao nível do mar. No caso de ser um dia muito quente não encontrará qualquer sombra durante todo o dia.

Esta iniciativa da diocese de Angra além da componente simbólica, por ser o lugar mais alto de Portugal, insere-se também numa chamada de atenção para a importância da Ecologia Integral proposta pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato Si, publicada em 2015, e que foi fazendo o seu caminho no coração da experiência cristã.

As inscrições, limitadas a pouco mais de centena de jovens, embora já estejam inscritos nas jornadas de Lisboa 700 açorianos, já estão abertas tendo como primeiro critério de seleção a inscrição prévia na Jornada Mundial da Juventude, que decorre na capital portuguesa de 1 a 6 de agosto.

LFS

Partilhar:

Últimas AGENDA

Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR