D. João Lavrador considera referência a Nossa Senhora deve ser «estímulo» para os jovens
Angra do Heroísmo, Açores, 24 jun 2019 (Ecclesia) – O bispo de Angra afirmou a importância da palavra “levantar”, que funciona como desafio no tema da Jornada Mundial da Juventude de 2022, que se vai realizar em Lisboa.
“Só com jovens levantados podemos construir o futuro: O jovem é o já e o agora da Igreja mas também é o já e o agora da evangelização”, disse D. João Lavrador, em declarações ao sítio diocesano ‘Igreja Açores’.
O responsável sustentou que “é necessário” que os jovens “se levantem e olhem por cima de uma sociedade” que, tantas vezes, “aparece como medíocre”.
“É preciso que o jovem seja pioneiro e intervenha no mundo em ordem à sua transformação”, acrescentou.
O Papa Francisco anunciou este sábado, dia 22, os temas para o itinerário de três anos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que culmina com a celebração internacional em Lisboa no verão de 2022.
“A próxima edição internacional da JMJ será em Lisboa, em 2022. Para esta etapa de peregrinação intercontinental dos jovens escolhi como tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39)”, disse o Papa aos jovens participantes no XI Fórum Internacional da Juventude, no Vaticano.
Para D. João Lavrador, o tema é “muito oportuno”, porque exorta o jovem a sair de si e “a ir ao encontro do outro, tal como Maria fez, quando partiu ao encontro da sua prima”.
Segundo o bispo de Angra, a proposta é “muito desafiadora” porque “se ajusta não só ao contexto” de Portugal ser uma terra mariana mas também porque “a condição de Nossa Senhora, uma jovem que disse sim sem reservas, deve ser um estímulo para os jovens de hoje”.
Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível local (diocesano) no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade.
Em 2020, a celebração diocesana da JMJ tem como tema ‘Jovem, eu te digo, levanta-te!’ (Lc 7, 14), a 5 de abril, e no ano seguinte, a celebração igualmente a nível diocesano, reflete sobre a conversão de São Paulo “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (At 26, 16) e realiza-se no dia 28 de março de 2021.
As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude e são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.
CB/OC