Percurso de aproximadamente oito mil quilómetros começa este domingo
Fátima, 18 jan 2018 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima informou hoje que a escultura n.º 1 da Virgem Peregrina vai iniciar este domingo a viagem até ao Panamá, para participar na Jornada Mundial da Juventude 2019, após intervenções de “exame e análise” por parte de especialistas.
“A fragilidade da base e a necessidade de estabilidade da escultura levaram a que fosse realizado um reforço estrutural, essencial tendo em conta a viagem de aproximadamente 8000 quilómetros até ao Panamá”, disse Carla Felizardo, diretora do Centro de Conservação e Restauro da Escola das Artes, do núcleo regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o Santuário de Fátima contextualiza que a escultura n.º 1 da Virgem Peregrina “foi alvo de um processo de estudo técnico e material” que confirmou a viagem, este domingo, para o Panamá, onde decorre a Jornada Mundial da Juventude, entre 22 e 27 de janeiro.
A imagem tem um programa específico, para além da JMJ, regressando a Portugal no próximo dia 29 da América Central.
“Este é um momento muito importante e que, por isso, justifica a saída desta Imagem Peregrina n.º 1, aquela que é para nós a mais importante das Imagens Peregrinas de Nossa Senhora de Fátima”, assinalou o reitor do santuário, o padre Carlos Cabecinhas, numa mensagem a respeito da JMJ 2019.
O Centro de Conservação e Restauro da UCP-Porto identificou os materiais que constituem o suporte e superfície da escultura criada por José Ferreira Thedim em 1947, bem como “a caracterização das técnicas construtivas utilizadas”.
Os investigadores começaram por tentar perceber “o estado de conservação do suporte” e “detetar intervenções” passadas de conservação ou restauro e recolheram e analisaram micro amostras com “o auxílio de infravermelhos e de raio-X” para estudar “o número e a espessura das camadas de tinta, identificar pigmentos, vernizes e outros materiais utilizados”.
A escultura n.º 1 da Virgem Peregrina de Fátima percorre o mundo, desde 1947, tendo passado “em menos de 10 anos, pelos cinco continentes” – 630 mil quilómetros pelos cinco continentes, aproximadamente 15 voltas ao mundo -, até que “foi entronizada” na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, 2003, informa o santuário mariano.
CB/OC