JMJ 2011: Papa satisfeito com acolhimento em Madrid

Porta-voz diz que manifestações contra visita são acontecimentos «marginais»

Madrid, 19 ago 2011 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano afirmou hoje que Bento XVI está muito “satisfeito” com o acolhimento recebido em Madrid, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011 que decorre até domingo, desvalorizando as manifestações de protesto conta a visita.

Em conferência de imprensa, o padre Federico Lombardi considerou como “acontecimentos marginais” no “quadro geral destes dias” os confrontos de quarta-feira, na sequência da manifestação laica que acabou com oito pessoas detidas e 11 feridas, incluindo três polícias.

O sacerdote italiano, diretor da sala de imprensa da Santa Sé, espera que não se faça destes incidentes “mais do que são”.

Este responsável mostrou-se “sereno com o resultado global de grande festa para Madrid”, lembrando que nas JMJ não tem havido “problemas de ordem pública”, apesar da presença de milhões de pessoas.

“Na Igreja somos a favor de uma liberdade de expressão, cada um deve poder dar a sua opinião”, frisou, mas “também de uma convivência civil ordenada”, com “respeito, paz, correção”.

A nível político, o padre Lombardi escusou-se a dar pormenores entre o encontro que reuniu os chefes da diplomacia da Santa Sé e de Espanha, adiantando ainda que a reunião desta tarde entre Bento XVI e o primeiro-ministro de Espanha, José Luis Zapatero não se destina a abordar “temas políticos e diplomáticos em particular”.

O porta-voz do Vaticano sublinhou a “boa colaboração” entre a Santa Sé e o Estado espanhol, adiantando, por outro lado, que o Papa vai confessar três jovens, escolhidos entre os voluntários da Jornada.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top