Jovens juntam à ida a Espanha a peregrinação ao Santuário português
Fátima, Santarém, 19 jul 2011 (Ecclesia) – Mais de sessenta grupos de vários países confirmaram a sua intenção de passar pelo Santuário de Fátima, antes ou depois da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madrid, anunciou a instituição católica portuguesa.
“Até este momento, fizeram-se anunciar 64 grupos de jovens, que indicam participar também nas JMJ. Destes, 45 vêm antes das jornadas e 19 vêm depois”, revela Natalina Ferreira, diretora do Serviço de Peregrinos (SEPE) do Santuário de Fátima.
A JMJ 2011 vai decorrer 16 a 21 de agosto, na capital espanhola, contando com a presença de Bento XVI para os últimos dias do evento.
Segundo o Santuário de Fátima, dos grupos já inscritos, 42 têm até 100 peregrinos e 17 têm entre 100 e 500 peregrinos; três grupos dos mais numerosos chegam do Brasil – 615, 1000 e 1500 jovens -, e de Lisboa deslocar-se-á a este santuário um grupo de 2000 jovens.
O maior dos grupos vai levar a Fátima 2500 jovens, incluindo “peregrinos de língua espanhola de diferentes países, sobretudo da América do Sul”.
“São jovens que, antes das jornadas, se vão juntar na diocese de Coria-Cácares, em Espanha, e que aproveitam para vir a Fátima em peregrinação. A organização é da Delegación de Infancia e Juventud de Coria-Cáceres”, sublinha Natalina Ferreira, em entrevista à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.
Além do Brasil, deslocar-se-ão à Cova da Iria grupos dos Estados Unidos da América, Canadá, Equador, França, Polónia, Argentina, Nova Caledónia, Vietname, Índia, Rússia, Porto Rico, Chile, Holanda, Iraque, Filipinas, Taiwan, México e Timor-Leste.
“Quando é possível, reservamos uma capela para cada grupo ou propomos que participem nas celebrações oficiais, uma vez que, para além das missas em português, temos a missa oficial em italiano, inglês e em espanhol”, explica Natalina Ferreira.
A ‘Casa do Jovem’, aberta habitualmente só aos fins de semana de julho e agosto, alargará o período de funcionamento para prestar um melhor acolhimento: estará aberta nos dias 11, 12, 15, 16, 22, 23, 24 e 25 de agosto, jornadas com maior número de grupos de peregrinos jovens inscritos.
“Os acolhedores estarão à disposição para apresentar a mensagem de Fátima, passar um filme, falar sobre a espiritualidade do lugar, para ouvir os jovens, para conversar. É também um local propício à oração, uma vez que a Casa do Jovem tem capela própria”, sublinha a diretora do SEPE.
LDS/SISF/OC