JMJ 2011: Encontro dos jovens com Cristo é «compromisso» a fortalecer (redação corrigida)

Dioceses portuguesas ultimam preparativos para as Jornadas Mundiais da Juventude, marcadas para Madrid, entre 16 e 21 de agosto

Viseu, 25 jul 2011 (Ecclesia) – O padre António Jorge Almeida, membro da equipa permanente do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), espera que a Jornada Mundial da Juventude em Madrid “fortaleça o compromisso dos mais novos para com Deus e a Igreja”.

“É importante que eles percebam o evento não apenas como uma oportunidade de visitar Madrid e conhecer outros jovens, mas como estando inserido numa dinâmica maior, que é o encontro com Jesus Cristo, que acarreta responsabilidades posteriores”, apontou hoje o sacerdote, em declarações prestadas à Agência ECCLESIA.

Numa mensagem especialmente dirigida a todos aqueles que participam pela primeira vez neste encontro global de jovens católicos, entre 16 e 21 de agosto, aquele responsável sublinhou ainda que “quanto mais eles se aproximarem de estruturas como o DNPJ, as paróquias ou grupos juvenis, maior será o sucesso desse encontro”.

Na qualidade de diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Viseu, o padre António Jorge Almeida integrou este sábado e domingo um acampamento pré-jornadas mundiais, na Senhora da Ribeira, concelho de Santa Comba Dão.

Esta atividade de caráter educativo e formativo contou com a presença de 52 dos 270 jovens viseenses que vão estar na JMJ2011, provenientes de vários grupos, movimentos juvenis e obras religiosas.

“Quisemos promover o conhecimento entre aqueles que vão a Madrid e ao mesmo tempo dar-lhes alguns conselhos práticos, para não irem às cegas”, explica o sacerdote, que destacou uma reflexão feita a partir do livro “Geração JMJ”.

“Foi um momento de grande qualidade, uma vez que estão lá testemunhos preciosos sobre outras jornadas, que acabaram por tocar os nossos jovens e envolveram-nos mais nesta aventura de crescimento da fé”, salientou.

No meio das dinâmicas de grupo, das atividades lúdicas e momentos de oração, foi possível apurar dois tipos de expectativas para o certame deste ano.

“Uns querem encontrar-se consigo próprios, com Deus e o próximo, outros já têm caminho feito na Igreja e querem consolidar a sua fé, ganhar novas forças para a continuarem a viver no seu dia a dia”, revelou o sacerdote.

Segundo os últimos dados assumidos pela embaixada lusa em Madrid, Portugal conta até agora com cerca de 11400 jovens inscritos.

Durante este fim de semana, os encontros preparatórios estenderam-se a diversas dioceses do país, como por exemplo Lisboa, Porto e Coimbra.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top