Jesuítas: Projeto «Tanto em Comum» convoca antigos alunos para causas sociais

Lisboa, 22 fev 2016 (Ecclesia) – A Fundação Gonçalo da Silveira e a Associação dos Antigos Alunos do Colégio de S. João de Brito criaram o projeto ‘Tanto em Comum’ com o objetivo de desafiar antigos alunos a unirem-se “à causa social” dos Jesuítas.

“Surge como valorização de uma comunidade de Alumni com uma forte implicação e memória coletiva da vivência nos colégios, permitindo-lhes manter-se unidos ao trabalho dos Jesuítas e permitindo-nos a nós, enquanto associação, materializar o nosso propósito social”, explicou o presidente da Associação dos Antigos Alunos do Colégio de S. João de Brito (AAACSJB), Joaquim Cannas.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) contabiliza que o ‘Tanto em Comum’ desafia os 20 mil alumni dos Colégios Jesuítas a associarem-se ao “apostolado social” da Companhia de Jesus através dessa ONGD para a Cidadania Global e para o Desenvolvimento.

O novo projeto que quer criar mais movimento social dirige-se, “especialmente”, aos antigos alunos de três colégios Jesuítas em Portugal: Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso; Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, e o Colégio de S. João de Brito, em Lisboa.

A diretora da FGS, Teresa Paiva Couceiro, acrescenta que o ‘Tanto em Comum’ é uma forma de “dar a conhecer a fundação, junto de um público que se identifica claramente com a missão e com os projetos” desenvolvidos.

A partir da página na internet do novo projeto, todos os interessados “podem subscrever um formulário” para ficarem ligados a este “movimento social”.

“A partir daí é possível associar-se e apoiar financeiramente campanhas e projetos dinamizados pela FGS, oferecer os seus serviços e/ou da sua empresa, receber formação, promover campanhas de angariação de fundos e o que mais a criatividade o permitir”, desenvolve o comunicado.

A Fundação Gonçalo da Silveira destaca ainda que ‘Educar para Servir’ é a finalidade de “todo o ato educativo” numa instituição da Companhia de Jesus que “não consiste somente” que o destinatário tenha mais conhecimentos ou saberes “mas que seja mais pessoa”.

Neste contexto, acrescenta que o novo projeto de cariz social ‘Tanto em Comum’ dirige-se ainda a todos os que, não tendo sido antigos alunos, “partilhem e/ou se identifiquem com estes valores”.

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top