Lisboa, 06 abr 2019 (Ecclesia) – A Companhia de Jesus (Jesuítas) informa que faleceu o padre Isidro Ribeiro da Silva e, às 09h00 deste domingo, vai ser celebrada uma missa na igreja do Colégio São João de Brito, em Lisboa, seguida das cerimónias fúnebres.

“Viveu com muita dedicação a sua missão de escritor e crítico literário. Como sacerdote tinha uma sensibilidade pastoral muito apurada que exerceu, sobretudo, na ajuda espiritual a emigrantes”, assinalam os Jesuítas.

O padre Isidro Ribeiro da Silva faleceu esta sexta-feira, na enfermaria do Colégio São João de Brito, aos 83 anos de idade e com 65 anos na Companhia de Jesus, e o “corpo estará na capela dos alunos”, durante este sábado.

Em 2012 sofrer um AVC e foi internado no Hospital de S. José, em Lisboa, onde esteve alguns meses. Passou, depois, algum tempo, na Casa de Saúde da Idanha, das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

O sacerdote estava nesta enfermaria desde 2013, depois de sofrer um AVC no ano anterior e ter estado internado alguns meses no Hospital de S. José, em Lisboa, e na Casa de Saúde da Idanha, das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

O padre Isidro Ribeiro da Silva nasceu em Magueija, Concelho de Lamego, a 20 de julho de 1936; Em 1948 foi para a Escola Apostólica de Macieira de Cambra onde completou cinco anos de estudos liceais e entrou no Noviciado da Companhia de Jesus a 7 de setembro de 1953, em Soutelo, Vila Verde (Braga).

Em 1958, foi para Braga fazer o curso de Filosofia, na Faculdade Pontifícia de Filosofia, onde obteve a Licenciatura em 1961; 10 anos depois foi destinado à Casa de Escritores S. Roberto Belarmino, em Lisboa, para “se dedicar ao apostolado intelectual” como redator da revista ‘Brotéria’.

Os Jesuítas destacam que durante as férias de verão o padre Isidro Ribeiro da Silva costumava exercer um apostolado com emigrantes, em França e na Alemanha que era “muito apreciado”: De 1975 a 1997, durante cerca de dois meses, costumava substituir o capelão dos emigrantes portugueses da Missão Católica de Minden, Alemanha.

CB

Partilhar:
Share