D. Pierbattista Pizzaballa foi ordenado bispo na Catedral de Bérgamo, em Itália
Jerusalém, 12 set 2016 (Ecclesia) – O novo administrador apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, o religioso Pierbattista Pizzaballa, foi ordenado bispo na Catedral de Bérgamo, em Itália.
Em declarações enviadas hoje à Agência ECCLESIA, D. Pierbattista Pizzaballa afirmou a sua intenção em “ser um bispo para todos, antes de mais para aqueles que lhe foram confiados”.
Não só para as comunidades cristãs da região mas também para todos “os que partilham o amor e a solicitude pelo Médio Oriente, para os judeus e os muçulmanos, para os mais pobres, para toda a Igreja”, salientou aquele responsável.
D. Pierbattista Pizzaballa assumiu o cargo de administrador apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém em junho deste ano, depois do patriarca D. Fouad Twal ter renunciado ao cargo por limite de idade.
A figura de administrador apostólico corresponde a alguém nomeado pela Santa Sé para administrar, com plenos poderes, uma diocese ou circunscrição eclesiástica em circunstâncias especiais e que esteja formalmente vacante.
Antigo custódio da Terra Santa, ou seja, responsável pela preservação e dinamização dos lugares santos em Jerusalém, D. Pierbattista Pizzaballa tem 51 anos e é natural da cidade italiana de Cologno al Serio, em Bérgamo.
Antes de assumir o cargo de custódio, era Superior do Convento dos Santos Simeão e Ana, em Jerusalém.
O novo administrador apostólico de Jerusalém destacou a importância da paz chegar finalmente à Terra Santa.
“Não uma paz que seja supressão das diferenças, eliminação das distâncias, uma trégua ou pacto de não-agressão, garantido por acordos ou separações”, mas sim algo conseguido através de um acolhimento cordial e sincero do outro, uma vontade tenaz de escuta e de diálogo”.
“Caminhos abertos onde o medo e a suspeita deem lugar ao conhecimento e à confiança, onde as diferenças se transformem em oportunidades de companhia e não pretextos de recusa mútua”, complementou.
A ordenação episcopal de D. Pierbattista Pizzaballa foi presidida este sábado, dia 10 de setembro, pelo prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, o cardeal Leonardo Sandri.
Participaram ainda no evento o agora patriarca emérito, D. Fouad Twal, o bispo de Bérgamo, D. Francesco Beschi, o atual custódio da Terra Santa, o Irmão Francesco Patton, e dezenas de responsáveis e representantes católicos vindos não só do Médio Oriente mas também de países como a Turquia, o Bahrein e o Canadá.
JCP