Japão: Igreja Católica em festa com beatificação do «samurai de Cristo»

Lisboa, 06 fev 2017 (Ecclesia) – A Igreja Católica no Japão vai celebrar esta terça-feira a beatificação de Justo Takayama Ukon (1552-1615), senhor feudal (daimyo) que se converteu ao catolicismo e teve de fugir do país por causa da sua fé, abdicando de honras e riquezas.

A Missa em Osaka vai ser presidida pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé).

Takayama Ukon foi batizado aos 12 anos, quando o seu pai abraçou a fé católica, na sequência da pregação de São Francisco Xavier.

Os Takayama eram senhores feudais e o futuro beato empenhou-se na difusão do Cristianismo, apoiando a fundação de seminários e a formação de missionários e catequistas.

O Japão foi evangelizado pelo jesuíta São Francisco Xavier, entre 1549 e 1552, a pedido da Coroa Portuguesa, mas poucas décadas depois comunidade católica vivia uma dura perseguição: os primeiros mártires, encabeçados por São Paulo Miki (crucificados em Nagasáqui em 1597), entre os quais o português São Gonçalo Garcia, foram canonizados em 1862 por Pio IX.

Outros 205 católicos foram beatificados em 1867, entre eles João Baptista Machado, Ambrósio Fernandes, Francisco Pacheco, Diogo de Carvalho e Miguel de Carvalho (todos da Companhia de Jesus), Vicente de Carvalho (religioso agostinho), e Domingos Jorge (leigo, cuja esposa japonesa e filho também foram martirizados).

Os católicos que sobreviveram à perseguição tiveram de ocultar-se durante 250 anos, até a chegada de missionários europeus no século XIX.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top