Cidade do Vaticano, 18 Mar (Ecclesia) – O Apostolado do Mar abriu um fundo de ajuda às vítimas do sismo e maremoto que atingiram o Japão a 11 de Março, tendo depositado a quantia inicial de três mil euros.
O fundo, que vai apoiar as necessidades imediatas dos sobreviventes, destina-se também a financiar a “longo prazo” um projecto para os “marítimos, os pescadores e as suas famílias”, escreve o cardeal italiano Antonio Maria Vegliò em carta a que a Agência ECCLESIA teve acesso.
“Dou-me conta de que para fazer frente a esta imensa catástrofe, mesmo um país tão avançado e desenvolvido a nível tecnológico como o Japão necessita receber ajuda do exterior”, refere a missiva do presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, entidade do Vaticano responsável pelo Apostolado do Mar.
O prelado anuncia a abertura de duas contas para donativos, em euros e dólares dos EUA, e refere que as ofertas vão ser entregues directamente à delegação nipónica do Apostolado do Mar.
“Não tenho palavras para expressar a minha solidariedade a todas as pessoas afectadas por esta tragédia e garanto-lhes que se encontram nos meus pensamentos e nas minhas orações”, assinala Antonio Vegliò.
O Papa Bento XVI enviou um donativo de 100 mil dólares (71 mil euros) para ajudar as vítimas, e em Portugal o secretário da Conferência Episcopal, padre Manuel Morujão, lançou esta segunda-feira um apelo à solidariedade.
O terramoto, seguido por um tsunami, que devastou o nordeste do Japão há uma semana deixou 6539 mortos confirmados e 10 354 desaparecidos, anunciou hoje a polícia nipónica.
RM