Jacinta foi a vidente que mais sofreu

Congresso Nacional recordará figura da Beata de Fátima no ano do seu centenário de nascimento

O Santuário de Fátima celebra a 11 de Março de 2010 o centenário da vidente Jacinta Marto. Durante todo este ano de 2010 decorrerão várias iniciativas destinadas a fazer memória da vida e do testemunho da pastorinha beatificada a 13 de Maio de 2000, em Fátima, pelo Papa João Paulo II, junto com o seu irmão Francisco Marto.

A próxima iniciativa está agendada para o próprio dia do aniversário natalício da vidente e será presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. Trata-se da abertura da exposição “Jacinta Marto: candeia que Deus acendeu”, no vestíbulo do convivium de Santo Agostinho, na Igreja da Santíssima Trindade. Inauguração às 12:00 de11 de Março.

Entre outras actividades agendadas, o Santuário está a organizar um congresso nacional, que decorrerá de 4 a 6 de Junho, no Centro Paulo VI. Este congresso terá como título “Jacinta Marto: Do encontro à compaixão” e pretende ser uma boa oportunidade para abordar a mensagem de Fátima a partir da espiritualidade da Jacinta e uma forma de procurar conhecer melhor a personalidade da vidente.

As inscrições estão abertas e devem ser efectuadas ao Secretariado do Congresso até ao dia 21 de Maio de 2010.

Em recente entrevista à Sala de Imprensa do Santuário, um dos membros da Comissão Científica, José Carlos Carvalho, reflecte sobre os propósitos deste congresso. José Carlos Carvalho é natural do Porto, licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da UCP Porto e pelo Instituto Bíblico de Roma. Desde 1997 é assistente da Faculdade de Teologia da UCP Porto.

 

É interessante verificar que, ao contrário do congresso realizado em 2009 sobre a figura do beato Francisco Marto, procurou-se reflectir sobre aspectos mais relacionados com o tema da infância. o programa deste congresso sobre a Jacinta, a mais nova dos videntes de Fátima, aponta para jornadas de reflexão sobre o tema espiritualidade e para a vivência da compaixão? Como caracteriza a vivência da espiritualidade na Jacinta?

De facto neste congresso o interesse não foi tanto para a idade da personagem mas para a sua espiritualidade muito sofrida e crucificada. O congresso procurará aprofundar a linguagem da pequena Jacinta, o sentido das referências que faz ao mundo do sofrimento, ela que dos três mais sofreu. Isto é muito importante, pois o santuário de Fátima é uma casa acolhedora de mulheres e de homens que sofrem. Neste sentido, será também uma oportunidade para o santuário pensar o sofrimento não em abstracto, mas naqueles que aqui peregrinam, e como os ajudar a viver de maneira cristã esses momentos tão íntimos e pessoais que são as passagens pelo sofrimento.

Por outro lado, ficaram algumas questões por tratar no congresso do Francisco, e este encontro pretende também colmatar isso. Quanto à espiritualidade da Jacinta, decididamente é uma espiritualidade do sofrimento, mas sobretudo do sofrimento de Deus. Por isso, é uma espiritualidade muitíssimo marcada pelo pecado e pela consolação.

 

Aquele Deus muito ofendido pelos pecados cometidos pela humanidade, a quem a Jacinta se dedicava em oração e sacrifício, continua a sofrer?

Esta questão não podia ser iludida, e por isso será encarada de frente. A própria vidente afirma que sim, que Deus continua a sofrer. Caso contrário, a nossa não seria história Sua.

 

Deus sofre com a humanidade ou pela humanidade?

Estamos aqui nos limites da linguagem da fé. A resposta aos dois sofrimentos é positiva. Mas há que explicar como é possível aplicar esta linguagem a Deus. Deus continua a sofrer com a humanidade e por nós.

 

Quais as expectativas que tem em relação a este congresso?

Esperamos que este congresso consiga contribuir para melhor conhecer a riqueza desta vida breve da pequena vidente, para com isso (e este é o objectivo último) ajudar o Santuário a melhor servir a Igreja e os peregrinos, cumprindo também assim o desejo deixado pela Senhora aos Pastorinhos.

LeopolDina Simões, Sala de Imprensa Santuário de Fátima

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top