Itália: Papa fez visita surpresa a bairro de lata

Francisco deslocou-se a paróquia da periferia norte de Roma

Roma, 08 fev 2015 (Ecclesia) – O Papa fez hoje uma paragem surpresa num bairro de lata, para cumprimentar imigrantes e refugiados de vários países, antes de visitar a paróquia de São Miguel arcanjo, na periferia norte de Roma, revelou o Vaticano.

Na oitava visita a uma paróquia romana, no atual pontificado, Francisco encontrou-se depois com vários grupos da comunidade católica, a começar pelos doentes e os sem-abrigo que ali são apoiados, para prosseguir com as crianças batizadas no último ano e os seus pais.

O Papa respondeu a algumas perguntas colocadas por crianças e jovens da catequese, recordando as várias guerras em África ou na Ucrânia, onde há “ódio”.

“Quem semeia o ódio? Jesus? Não, Jesus semeia a paz, o amor. Quando sentem ódio no coração, tenham atenção, porque isso vem do diabo”, alertou.

O Papa confessou que gosta de "ouvir crianças a chorar" durante a Missa, em vez de as ver empurradas para fora da assembleia quando isso acontece, porque os mais pequenos são "pregação de Deus" e uma "promessa de vida".

Como tem feito em todas estas visitas, o Papa confesso alguns paroquianos antes de celebrar a Missa, com a participação de centenas de pessoas.

A homilia centrou-se na figura de Jesus que “prega, que cura”, pedindo que as pessoas estejam disponíveis para ouvir a palavra de Cristo.

“Deixo que Jesus pregue para mim ou sei tudo? Escuto Jesus ou prefiro ouvir outra coisa?”, perguntou, apelando a um “contacto diário com o Evangelho”, repetindo o apelo para que cada católico tenha uma edição de bolso do Novo Testamento para consultar em qualquer momento do dia.

O Papa voltou nesta intervenção ao tema das invejas e divisões que “o diabo semeia”, mesmo no seio das famílias.

“Deixa-te curar por Jesus. Cada um sabe onde tem a ferida”, pediu aos presentes.

No final da Missa, Francisco recebeu alguns presentes oferecidos pela comunidade paroquial e parou em oração, diante da imagem de Nossa Senhora, antes do regresso ao Vaticano.

O Papa deixou como oferta aos sem-abrigo desta paroquia vários sacos-camas adequados ao inverno, que vão ser distribuídos pela Comunidade de Santo Egídio.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top