Encontro da «Economia de Francisco» reúne mil participantes de 120 países, incluindo Portugal

Foto: Rita Sacramento Monteiro

Assis, Itália, 24 set 2022 (Ecclesia) – O Papa visita hoje a cidade italiana de Assis para assinar um pacto global com mil jovens de 120 países, incluindo Portugal, em favor de uma “nova economia”.

A viagem encerra o encontro da ‘Economia de Francisco’, que se iniciou na quinta-feira, reunindo economistas, gestores, estudantes, empresários e outros profissionais.

O Papa vai ouvir o testemunho de oito jovens, representantes de cinco continentes, entre eles um recluso e uma refugiada afegã.

A iniciativa surge após uma convocatória lançada pelo próprio pontífice, em maio de 2019; após o adiamento do encontro presencial, por causa da pandemia, a ‘Economia de Francisco’ acabou por transformar-se num movimento internacional de jovens, para repensar modelos económicos, financeiros e de desenvolvimento, com várias iniciativas online em volta de 12 “aldeias” sobre temáticas que vão do papel da mulher na economia à sustentabilidade e a crise ecológica.

Após a edição online que decorreu em 2020, unindo mais de 2 mil participantes de 120 países, os jovens assinaram uma carta-compromisso pelo direito ao trabalho digno, respeito pelos pobres, investimento na educação, apoio à sustentabilidade, igualdade de oportunidades e o fim de paraísos fiscais.

O percurso levou à criação de um movimento, com “hubs” nacionais, como a ‘Economia de Francisco Portugal’, que promoveu formações, lançou um podcast e uma equipa específica para os temas do combate à pobreza.

OC

 

Partilhar:
Share