Itália: Papa desafia católicos a darem um «testemunho corajoso»

Encontro com representantes do Patriarcado de Veneza na penúltima etapa de dois dias de visita ao nordeste italiano

Veneza, Itália, 08 mai 2011 (Ecclesia) – Bento XVI convidou hoje os católicos a darem um “testemunho corajoso” da sua fé, falando a representantes do Patriarcado de Veneza, nesta cidade do nordeste da Itália.

“Avançai com confiança pelo caminho da nova evangelização, no serviço de amor aos pobres e no testemunho corajoso dentro das várias realidades sociais”, disse o Papa aos cerca de mil participantes na terceira assembleia eclesial do Patriarcado, que decorreu na basílica de São Marcos.

Na sua 23ª viagem em solo italiano desde que foi eleito Papa, em abril de 2005, Bento XVI sublinhou a importância de transmitir “uma mensagem que é para todos os homens e para o homem todo, uma mensagem de fé, de esperança e de caridade”.

Aos participantes nesta assembleia eclesial, o Papa disse que a santidade “não significa fazer coisas extraordinárias, mas seguir todos os dias a vontade de Deus, viver verdadeiramente a própria vocação, com a ajuda da oração, da Palavra de Deus, dos sacramentos e com o esforço quotidiano da coerência”.

Padres, religiosas, leigos e jovens foram desafiados a “não poupar energias no anúncio do Evangelho e na educação cristã, promovendo a catequese a todos os níveis bem como as ofertas formativas e culturais” que constituem um “relevante património espiritual”.

“Exorto-vos a cuidar cada vez mais da qualidade das celebrações eucarísticas, especialmente as dominicais, a fim de que o dia do Senhor seja vivido plenamente e ilumine as vivências e as atividades de todos os dias”, prosseguiu.

Bento XVI esteve em oração, antes do discurso, no interior da basílica, sendo depois saudado pelo patriarca de Veneza, cardeal Angelo Scola.

Na parte inicial da intervenção, o Papa comentou uma passagem do Evangelho segundo São Lucas, que relata o encontro entre Jesus e Zaqueu, afirmando que “nada é impossível a Deus”.

Nesta histórica cidade do nordeste da Itália, o Papa deixou uma palavra de saudação às comunidades cristãs da Arménia, Rússia e Grécia, bem como a representantes das comunidades luterana e anglicana.

Após o encontro, o Papa segue numa tradicional “dogaressa”, uma gôndola com maiores dimensões do que o habitual – utilizada em 1985 durante a visita do Papa João Paulo II -, concluindo-se esta viagem com encontros entre Bento XVI e responsáveis da diocese e, posteriormente, do mundo da cultura e da economia.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top