Itália: Grupo Benetton retrata-se por ter «ferido» sensibilidade dos católicos

Vaticano anuncia fim da disputa legal pelo uso de imagem de Bento XVI em campanha publicitária

Cidade do Vaticano, 15 mai 2012 (Ecclesia) – O diretor da sala de imprensa da Santa Sé anunciou hoje a conclusão da “disputa legal” entre o Vaticano e a Benetton pelo uso da imagem do Papa na campanha publicitária ‘Unhate’.

“Na última sexta-feira, o grupo Benetton publicou uma nota na qual reafirma que ‘sente ter ferido a sensibilidade de sua santidade Bento XVI e dos crentes’”, refere o padre Federico Lombardi.

O grupo italiano adianta que todas as imagens fotográficas do Papa foram “retiradas do seu circuito comercial” e compromete-se, no futuro, a “não utilizar a imagem do Santo Padre em autorização prévia da Santa Sé”.

O Vaticano revela ainda que a Benetton vai procurar que “cesse a utilização da imagem por parte de terceiros”.

“A Santa Sé não quis pedir qualquer ressarcimento de natureza económica, mas quis obter o ressarcimento moral do reconhecimento do abuso levado a cabo”, sublinha o padre Lombardi, acrescentado que o grupo italiano ofereceu um donativo “limitado, mas efetivo” destinado a apoiar a “atividade caritativa da Igreja”.

A questão surgiu em novembro de 2011, quando começou a circular uma fotomontagem com a imagem do Papa, realizada no âmbito de uma campanha publicitária da marca italiana, na qual Bento XVI surgia a beijar o imã da mesquita Al-Azhar, no Cairo.

A Santa Sé considerou que a imagem era “lesiva não apenas da dignidade” do Papa e da Igreja Católica, mas também da “sensibilidade dos crentes”.

O grupo Benetton anunciou, posteriormente, a decisão de retirar de circulação a campanha publicitária, alegando estar “desolado” com o facto de a utilização da imagem ter “chocado tanto a sensibilidade dos fiéis”.

OC

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