Itália: Bento XVI visita a Calábria

Programa do Papa inclui celebração na zona industrial e homenagem ao fundador da Cartuxa

Cidade do Vaticano, 08 out 2011 (Ecclesia) – Bento XVI vai visitar este domingo a região da Calábria, no sul da Itália, naquela que será a sua 25ª viagem em solo transalpino.

O programa, divulgado pelo Vaticano, inicia-se em Lamezia Terme, 589 km a sul de Roma, pelas 09h15 locais (menos uma em Lisboa), com a chegada do Papa, que às 10h00 preside a uma missa e à recitação do angelus, na periferia industrial da cidade.

A Calabria, região mais a sul da Itália continental, tem mais de 2 milhões de habitantes e é berço da chamada “Ndrangheta”, a máfia calabresa, tida como uma das mais poderosas da Europa.

Após um almoço na residência episcopal, Bento XVI saúda os organizadores da visita pastoral na residência episcopal, seguindo, pelas 16h45, rumo à cidade de Serra São Bruno, em helicóptero.

Esta é uma localidade que se desenvolveu em volta da cartuxa de Santo Estêvão, devendo o seu nome a São Bruno, fundador, em 1084, da Ordem dos Cartuxos, na cidade francesa de Grenoble.

O religioso viria a morrer na cartuxa da Serra São Bruno em outubro de 1101, seis anos após a sua edificação.

Bento XVI vai encontrar-se com a população local na Praça de Santo Estêvão, diante da cartuxa, pelas 17h30, presidindo, meia hora depois, à celebração da oração litúrgica das Vésperas, na igreja local, onde pronuncia a última das quatro intervenções previstas.

Às 18h45 tem lugar um encontro privado com a comunidade dos Cartuxos, no refeitório, com visita a uma cela e à enfermaria da casa religiosa.

O Papa regressa em helicóptero para Lamezia Terme, de onde parte rumo a Roma, com chegada prevista para as 20h45.

A Ordem Cartusiana fundada por São Bruno alberga monges de clausura, numa combinação de vida solitária e comunitária, que abdicam do contacto com o mundo exterior, existindo uma Cartuxa em Évora, restaurada em 1960.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top