Itália: Bento XVI em visita a Veneza e Aquileia

23ª viagem do Papa em solo italiano iniciou-se com apelos por uma cidade mais humana

Veneza, Itália, 08 mai 2011 (Ecclesia)  – Bento XVI iniciou este sábado uma visita às localidades italianas de Aquileia, Mestre e Veneza, no nordeste do país, deixando apelos em favor de uma cidade mais “humana, mais justa e solidária”.

Na sua 23ª viagem em solo transalpino desde que foi eleito, em 2005, o Papa visitou e  venerou as relíquias de São Marcos, considerado o autor do primeiro Evangelho, na basílica a este dedicada, em Veneza.

Antes, o Papa passara por Friuli, 35 anos depois do terramoto que destruiu a região, e em Aquileia, diocese de Gorizia, a antiga sede do Patriarcado, recordou diversos povos reunidos pelas suas raízes cristãs.

Na sua saudação à população, Bento XVI disse querer confirmar os católicos da região “na fé profunda dos antepassados”.

“De facto somente de Cristo a humanidade pode receber esperança e futuro; somente dele pode receber o significado e a força do perdão, da justiça e da paz. Procurai manter sempre vivas, com coragem, a fé e as obras das vossas origens”, disse.

“A missão prioritária que o Senhor vos confia hoje é a de testemunhar o amor de Deus pelo homem. Sois chamados a fazê-lo antes de mais com as obras do amor e as opções de vida a favor das pessoas concretas, a partir das mais débeis, frágeis, sem defesa, não autossuficientes, como são os pobres, os idosos, os doentes e os deficientes”, acrescentou, falando aos bispos e as leigos de Aquileia.

O Papa manifestou preocupação com a crise “da vida conjugal e da diminuição da natalidade”, pedindo ainda um “cuidado especial pelos jovens”.

“Eles olham hoje para o futuro com grande incerteza, vivem muitas vezes em condições de fragilidade e falta de segurança, mas trazem no coração uma grande fome e sede de Deus que pede uma constante atenção e resposta”, indicou.

Em Veneza, na Praça de São Marcos, Bento XVI desafiou os habitantes locais a “procurar e guardar a harmonia entre o olhar da fé e da razão que permite à consciência perceber o verdadeiro bem, de forma a que as escolhas da comunidade civil sejam sempre inspiradas pelos princípios éticos correspondentes aos princípios éticos correspondentes à profunda verdade da natureza humana”.

Após a missa desta manhã, a visita conclui-se em Veneza, cidade na qual o Papa vai deslocar-se numa tradicional gôndola, com encontros entre Bento XVI e responsáveis da diocese e, posteriormente, do mundo da cultura e da economia.

OC

Partilhar:
Scroll to Top