Investigador português recebe prémio do Vaticano

Academias Pontifícias de Mariologia distinguem trabalho sobre Pintura quinhentista portuguesa

O investigador português Luís Alberto Esteves Casimiro recebe hoje, dia 16 de Dezembro, o prémio anual das Academias Pontifícias de Mariologia, que distinguiu o seu trabalho de doutoramento sobre Pintura quinhentista portuguesa.

A Tese, em dois volumes, que perfazem 2144 páginas, teve como orientador científico, Fausto Sanches Martins, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e sacerdote Redentorista.

O trabalho de doutoramento do investigador português intitula-se «A Anunciação do Senhor na Pintura Quinhentista Portuguesa (1500-1550). Análise geométrica, iconográfica e significado iconológico» e foi aprovada, por unanimidade, em provas públicas, que decorreram no edifício da Faculdade de Letras do Porto, no dia 30 de Março de 2005.

O prémio, no ramo do “Conhecimento em História da Arte”, é atribuído pelo Conselho Pontifício para Cultura, presidido pelo cardeal Gianfranco Ravasi, em nome das duas Academias Pontifícias especializadas no estudo teológico sobre a Virgem Maria.

A entrega é presidida pelo cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, na Aula Magna do Conselho Pontifício para Cultura, em Roma.

Antes do doutoramento em História da Arte, Luís Alberto Casimiro, natural de Vilar Formoso, distrito da Guarda, frequentou o curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, na Faculdade de Engenharia do Porto.

Posteriormente, licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes do Porto.

Neste momento é professor auxiliar convidado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e regente das disciplinas de Iconografia, História da Pintura em Portugal, História da Arte e Cultura e História Urbana.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os sacerdotes Redentoristas consideram que “a atribuição deste galardão que muito honra, particularmente, o autor da Tese, o Prof. Doutor Luís Alberto Casimiro, acaba por constituir o reconhecimento do trabalho, desenvolvido, ao longo dos anos, no campo da Iconografia, pelo sector da História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade do Porto”. 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top