Emanuel Soeiro apresenta iniciativa sobre «a história que muda stories»
Sintra, 06 dez 2019 (Ecclesia) – ‘Evangelho do Dia.PT’ é o novo de um novo projeto digital que procura levar “o Evangelho aos feeds e redes sociais”, onde as pessoas passam “tanto tempo a pôr likes (gostos) e partilhar”, explica o seu criador.
“Sempre que esperamos por alguma coisa – o autocarro está atrasado, que os miúdos saiam das atividades – é inevitável perceber o que está a acontecer no Facebook, no Instagram e afins. A ideia foi tornar o Evangelho do dia presente aí – quando a pessoa está a percorrer o feed, encontra-se com o Evangelho”, disse hoje Emanuel Soeiro à Agência ECCLESIA.
Com o mote ‘a história que muda stories’, porque “todos os dias há uma história nova”, o mentor do projeto explica que a aposta passa por partilhar o Evangelho nas “stories” (histórias) das redes sociais Facebook e Instagram, numa “sequência de imagens que têm um versículo”.
Em termos de imagem, Emanuel Soeiro realça que o objetivo “é não criar muita dispersão”, mas dar “sempre prioridade à Palavra”, pelo que “a única coisa que muda” é a cor de fundo, consoante o tempo litúrgico: roxo, no Advento e na Quaresma; rosa nos Domingos Gaudete (III do Advento) e Laetare (IV da Quaresma); vermelho, no Pentecostes; branco nas Missas do Tempo Pascal e do Natal do Senhor; verde, nos domingos do Tempo Comum
O projeto ‘Evangelho do Dia.PT’ está também no Whatssap – +351 925 704 073 – e todas as manhãs é enviada “uma imagem com a referência do dia que se está a viver e o texto do Evangelho”, às 09h00.
Emanuel Soeiro indica que o objetivo é “deixar o Evangelho ecoar na vida e na história de cada um”, com uma proposta “o mais simples possível”.
“O Evangelho fala consoante o dia e situação que estamos a viver. A pessoa não é tocada pelo comentário ou feedback de alguém, mas na situação concreta que vai ler”, acrescenta.
Em ‘Evangelho do Dia.PT’ os utilizadores também são informados do santo do dia, quando são memórias obrigatórias, festas ou solenidades, uma “referência mais universal”, porque os leitores podem “estar a receber o Evangelho em Londres ou no Brasil”.
Segundo Emanuel Soeiro, o novo projeto que nasceu a 1 de dezembro, início do tempo do Advento, surgiu de uma “conversa muito simples” de amigos.
“O objetivo foi marcar o início do Ano Litúrgico (Igreja Católica) com uma presença diferente”, acrescenta, realçando que quer “ocupar um lugar que as pessoas já usam por natureza”.
Este projeto não é para “contabilizar likes, nem partilhas”, mas o seu mentor lembra que “cresce tanto mais” quanto as pessoas vão partilhando e “mais pessoas podem ser tocadas” pelo Evangelho.
“É responsabilidade de todos fazer com que o Evangelho também cresça, chegar às periferias, e cada um chega a periferias diferentes e as redes sociais têm esta lógica de conseguirmos chegar a muitas”, conclui Emanuel Soeiro.
CB/OC