Inquérito sobre identidades religiosas

Na próxima assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa serão apresentadas também duas notas pastorais: Uma sobre o II Concílio do Vaticano e outra sobre a Europa

Lisboa, 16 abr 2012 (Ecclesia) – Os bispos portugueses vão estar reunidos entre hoje e quinta-feira em Fátima, onde serão apresentados os resultados do inquérito sobre «Identidades religiosas em Portugal: representações, valores e práticas» e duas notas pastorais.

Na assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que se realiza na Casa de Nossa Senhora das Dores, para além do inquérito realizado em 2011 pela Universidade Católica Portuguesa e das notas pastorais sobre «Unidade da Europa, um projeto de civilização» e «Celebrar e viver o Concílio Vaticano II», os bispos também vão refletir sobre o “«Repensar juntos a Pastoral da Igreja em Portugal»: continuação do processo”, indica o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O programa das jornadas pastorais do episcopado em 2012 e informações sobre as atividades das Comissões Episcopais serão, igualmente, temas a desenvolver.

Em relação às duas notas pastorais, o porta-voz da CEP referiu no penúltimo conselho permanente da CEP (em fevereiro último) que a crise económico-financeira que se vive “faz tremer a própria unidade da Europa” e é nos momentos difíceis que é preciso “reforçar as razões, os valores que dão unidade, que unem a Europa”, indo a um “nível mais profundo”.

A “posição e pertença religiosa” das pessoas, as “práticas orantes individuais e/ou em família” e o “grau de satisfação” face à ação da Igreja são alguns dos aspetos que foram analisados no inquérito, revelou, em novembro último, Alfredo Teixeira à Agência ECCLESIA

“Nós só conseguimos tirar conclusões sobre como é que as pessoas se definem relativamente à Igreja Católica se percebermos como elas são”, explica Alfredo Teixeira.

A sondagem, que decorreu durante a primeira quinzena de novembro, abrangeu cidadãos portugueses com “15 anos ou mais”, distribuídos por regiões “rurais, semiurbanas e urbanas”.

No início dos trabalhos desta assembleia plenária do episcopado, às 16h00, o presidente da CEP, D. José da Cruz Policarpo, está disponível para a comunicação social e no dia 18 (quarta-feira), às 12h00, os jornalistas podem captar imagens na sala onde se desenrolam os trabalhos.

Meia-hora mais tarde, o porta voz da CEP, padre Manuel Morujão tem um encontro com a comunicação social e Alfredo Teixeira (UCP) apresenta os resultados do inquérito referido.

No último dia, depois do encerramento da assembleia, está marcada para as 14h30, no mesmo local, uma conferência de imprensa na qual é apresentado o comunicado final.

A CEP é a entidade representativa da Igreja Católica em Portugal e uma das conferências mais antigas, atuando regularmente como tal desde os anos 30 do século passado, embora só em 1967 tivesse os primeiros estatutos.

São membros de pleno direito da CEP os bispos diocesanos, incluindo o das Forças Armadas e de Segurança, os bispos coadjutores e auxiliares.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top